À queima-roupa // Valter Casimiro, secretário de transporte
por Samanta Sallum
Qual ação será prioritária nos próximos quatro anos na sua pasta?
A prioridade, estabelecida pelo governador Ibaneis Rocha, é implantar o BRT Norte. O processo de expansão do Metrô também já está em curso, são projetos concomitantes. O governador também determinou que a gente agilize o processo para a construção da faixa exclusiva de ônibus que vem de Planaltina e encontra o Terminal da Asa Norte. No início do ano, a gente já quer iniciar o processo de contratação.
Será possível implantar tarifa zero no DF?
A Secretaria está fazendo estudos para avaliar a possibilidade de tarifa zero, mas ainda não chegamos a uma conclusão. Nos estados onde implantaram, o aumento da demanda foi muito expressivo. Então, isso precisa ser bem calculado para não ter um prejuízo maior para a população, de aumentar demais a demanda e não ter ônibus para atender.
Como está a situação da empresa São José? Única empresa que não cumpriu a cláusula contratual de concessão de renovação da frota?
Já estão sendo iniciados os processos de prorrogação. As empresas que não tiveram o cumprimento de seu contrato com a renovação da frota terão de sair do sistema. E será feita nova licitação, que está em análise pelo Tribunal de Contas. As que cumpriram o contrato e que demonstram, em estudos técnicos, a vantagem na prorrogação, terão as concessões estendidas por 10 anos.
Como a população pode denunciar ou apresentar reclamação sobre o serviço prestado pelas empresas de ônibus?
Hoje, a gente tem o canal de telefone 162, para aqueles passageiros que queiram fazer sugestões, reclamações, ou elogios sobre o serviço prestado pelas operadoras (do STPC/DF). O setor responsável faz a apuração e, caso detecte que o concessionário tenha falhado e prestado um serviço não condizente com o que está previsto no contrato, a empresa é punida.
E o VLT da W3 ainda vai sair?
Temos outros projetos importantes como instalar os abrigos de ônibus em todos os pontos de parada. Vamos chegar aos 100%. Também vamos nos empenhar para a implantação do VLT na W3, que vai ser um transporte de massa sobre trilhos atendendo tanto a Asa Sul, como a Asa Norte, e concluir os BRTs do Eixo Oeste, vindo de Taguatinga, do Eixo Sul, que liga o ParkWay ao TAS, e do Eixo Sudoeste entre Núcleo Bandeirante,
Recanto das Emas e Riacho Fundo.
0 thoughts on “Valter Casimiro: “Vamos implantar o VLT na W3, um transporte de massa sobre trilhos que atenderá Asas Sul e Norte””
Não acredito que o governo está “dando papo” pra essa balela de tarifa zero! Quem pede essa gracinha, vive em outra dimensão, pois se hoje o GDF gasta quase 1 bilhão pra bancar o transporte, imagina com tarifa zero… teria que triplicar esses subsídios
É bem mais prático fazer mais e mais rodovias!! Até bem porque com um transporte de passageiros ruim a pior, significa mais carros e motos nas pistas, consequentemente maior arrecadação de IPVA e ICMS tanto no valor deles como também nos combustíveis e nas peças de manutenção! Quem não se habilita em comprar moto ou carro ainda tem a opção do UBER. Já o transporte de passageiros anda de mal a pior, carece de um melhor planejamento a fim de otimizar sua eficiência! De um lado ônibus lotados, outras linhas com ônibus rodando praticamente vazios. E ainda tem que lidar com a oposição de alguns como no projeto das pontes do Lago Norte, que alegam impacto ambiental, mas na verdade se preocupam mesmo que aconteça prejuízo a segurança do bairro com esta obra tendo inclusive submetido a um plebiscito, porém sido vencido a opção pela edificação da obra. Esta obra, aliás é de suma importância, pois poderá contar com uma linha de Metrô ou VLT, vez que o relevo favorece, diferentemente daquele da saída norte/BR020. Haja vista a previsão de novos bairros de apartamentos tanto no Taquari, como Sobradinho e um novo Bairro Paranoazinho. A Br 020 voltará a ser congestionada, impactando também as vias de acesso ano Lago Norte, Paranoá e Itapoã!! Uma linha de Metrô/VLT atenderá Toda Saída Norte e também Paranoá, Itapoã, Região dos Lagos.
É bem mais prático fazer mais e mais rodovias!! Até bem porque com um transporte de passageiros ruim a pior, significa mais carros e motos nas pistas, consequentemente maior arrecadação de IPVA e ICMS tanto no valor deles como também nos combustíveis e nas peças de manutenção! Quem não se habilita em comprar moto ou carro ainda tem a opção do UBER. Já o transporte de passageiros anda de mal a pior, carece de um melhor planejamento a fim de otimizar sua eficiência! De um lado ônibus lotados, outras linhas com ônibus rodando praticamente vazios. E ainda tem que lidar com a oposição de alguns como no projeto das pontes do Lago Norte, que alegam impacto ambiental, mas na verdade se preocupam mesmo que aconteça prejuízo a segurança do bairro com esta obra tendo inclusive submetido a um plebiscito, porém sido vencido a opção pela edificação da obra. Esta obra, aliás é de suma importância, pois poderá contar com uma linha de Metrô ou VLT, vez que o relevo favorece, diferentemente daquele da saída norte/BR020. Haja vista a previsão de novos bairros de apartamentos tanto no Taquari, como Sobradinho e um novo Bairro Paranoazinho. A Br 020 voltará a ser congestionada, impactando também as vias de acesso ano Lago Norte, Paranoá e Itapoã!! Uma linha de Metrô/VLT atenderá Toda Saída Norte e também Paranoá, Itapoã, Região dos Lagos.