Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos
A deputada Érika Kokay (PT-DF) comemorou, nas redes sociais, o resultado da pesquisa Opinião Política, divulgada ontem pelo Correio: “Vamos derrotar Bolsonaro e Ibaneis, eleger Leandro Grass governador e uma bancada federal forte do campo de esquerda para ajudar Lula a governar o Brasil”. Segundo a pesquisa, o eleitorado do DF está dividido. Lula tem 37,3% das intenções de votos e o presidente Jair Bolsonaro, 34,6%. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Votos válidos
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) também comentou o empate técnico entre Bolsonaro e Lula no DF: “Tá caindo a ficha. Eu prefiro empate técnico quando nós estamos na frente. 37,3% são 43% dos que responderam, excluídos votos nulos, brancos e indecisos”.
Capital referência
O pré-candidato da federação PT-PV-PCdoB, deputado distrital Leandro Grass (PV), também avaliou o resultado da pesquisa Opinião Política como positivo. Na última eleição, Jair Bolsonaro derrotou Fernando Haddad no segundo turno com 69,99% dos votos válidos. Agora ele pode ser um dos principais beneficiados com o crescimento de Lula em Brasília. “Faremos Lula vencer no DF e em todo o Brasil. Nossa capital voltará a ser referência para o país. Combateremos a fome e a miséria que tanto maltrata nossa gente. Com nossa forte bancada na Câmara, na Câmara Legislativa e nossa senadora, faremos um pacto pela dignidade do nosso povo”, afirmou.
Quem é quem?
Coordenador da campanha de Lula no DF, o ex-deputado Geraldo Magela convocou os presidentes de partidos que apoiam o petista e disse que não haverá distinção entre os candidatos que o apoiam. Os presidentes do PT, Jacy Afonso; e do PV, Eduardo Brandão, protestaram. Na última segunda-feira, a executiva regional do PT enquadrou Magela: o candidato de Lula e da Federação PT-PV-PCdoB ao governo é Leandro Grass (PV) e a candidata ao Senado é Rosilene Corrêa. Os outros — Rafael Parente (PSB) e Keka Bagno (PSol) apoiam Lula, mas não são candidatos dele.