Na disputa voto a voto

Compartilhe

Na disputa voto a voto

A disputa no Republicanos entre o deputado federal Júlio Cesar Ribeiro e o secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Gilvan Máximo, promete. No mesmo partido, um precisa do outro para alcançar o coeficiente eleitoral, mas quem chegar à frente se elege. É um aliado-adversário. Um não pode derrubar o outro nem deixar subir muito.

O deputado distrital Guarda Jânio também deve concorrer a federal pelo partido, mas com menos estrutura.

Entre os deputados distritais, a mesma coisa. A briga no Republicanos será entre Rodrigo Delmasso,  da Igreja Sara Nossa Terra, Martins Machado, da Universal, e o delegado Fernando Fernandes.  Neste caso, pode ser até que os três candidatos se elejam.

Posse suspensa no TRE-DF

O conselheiro Sidney Pessoa Madruga, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), determinou a suspensão da posse do juiz Robson Barbosa de Azevedo como membro do TRE-DF, marcada para hoje. De acordo com representação do juiz Demétrius Gomes Cavalcanti, acarada pelo conselheiro, houve falhas no processo de eleição de Azevedo, como falta de distribuição a um relator, de quórum mínimo de 2/3 para deliberação do tribunal pleno e de prévia publicação da data da sessão designada para a eleição, para viabilizar outras candidaturas.

Guerra ideológica

A polêmica sobre a vacinação infantil pega fogo no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O último embate ideológico ocorreu quando a promotora de Justiça Maria Olímpia Pacheco foi criticada e se tornou alvo de representação no CNMP por posições consideradas altamente conservadoras  externadas nas redes sociais.

E subindo…

A taxa de transmissão da covid-19 continua subindo. Bateu 2,56. Só para lembrar que cada 100 pessoas contaminam 256. É como estão dizendo: quem não tem um amigo infectado não tem um amigo.

Campanha zen

A campanha eleitoral em Brasilia nem começou, as candidaturas ainda não estão postas, mas, nas redes sociais, a guerra teve início. Aqui e ali futuros adversários, no anonimato, já começam a atacar seus adversários com cards engraçados, irônicos e por vezes agressivos. Para quem pretende ser candidato a um cargo majoritário — Buriti ou Senado — recomenda-se um bom terapeuta, meditação ou muito relaxamento para suportar o jogo pesado que ainda está por vir.

Reafirmando apoio a Parente

A propósito da conversa com Alberto Fraga em que o senador José Antônio Reguffe foi citado, o ex-governador Rodrigo Rollemberg disse à coluna: “Nosso candidato (do PSB) a governador é o Rafael Parente. Entendo que o Reguffe será importante nessa composição.

E as coisas estão indo bem nessa direção”.

À Queima Roupa

Deputado Fábio Félix (PSol) – Presidente da Comissão da Vacina na Câmara Legislativa

“É muito grave e anti-pedagógico chamar a vacina de ‘experimental’, em uma clara tentativa de fazer política.  Muitos pais e responsáveis já estão com medo de vacinar  as crianças por conta das fake news”

Você reagiu à recomendação do Ministério Público do DF contrária à vacinação de crianças nas escolas. Por quê?

Porque é importante combater a tentativa de grupos da extrema-direita de disseminar uma cultura antivacinação no Brasil, o que nunca existiu. Sempre vacinamos bem e muito, graças ao SUS.

A Promotoria do caso não pode utilizar documentos antigos da Anvisa para espalhar desinformação. A Agência é categórica em atestar a eficácia dos imunizantes.

As promotoras de Justiça tratam a vacina infantil da Pfizer como experimental.

Mas a Anvisa pensa diferente. Isso confunde os pais?

Sem dúvidas esse tipo de posicionamento reforça o negacionismo e é um desserviço. É muito grave e anti-pedagógico chamar a vacina de ‘experimental’, em uma clara tentativa de fazer política. Muitos pais e responsáveis já estão com medo de vacinar as crianças por conta das fake news. Mas tenho certeza de que esta não é a posição majoritária do Ministério Público, que de maneira muito séria e eficiente tem ajudado a combater a pandemia no DF por meio da força-tarefa.

Por que é importante vacinar nas escolas?

Porque é preciso que a vacina chegue ao maior número possível de crianças. O envolvimento da comunidade escolar pode ajudar a convencer aqueles que ainda têm medo de vacinar seus filhos.

O Governo precisa fazer uma busca ativa de pessoas não vacinadas e descentralizar esse serviço sem dúvidas é a melhor maneira de acelerar a vacinação no DF. A covid já matou mais crianças do Brasil que todas as doenças para as quais já existem vacinas, e é urgente proteger crianças.

Essa recomendação tromba com a decisão do ministro Ricardo Lewandowiski que manda MPs fiscalizarem se os pais estão levando os filhos para a vacinação?

Confronta diretamente a posição do STF, a própria orientação da Anvisa e ataca gravemente o ECA. Desestimular a vacinação de crianças é crime contra a saúde pública. Membros do sistema de justiça devem atuar dentro da lei e com base na ciência. Cabe ao Ministério Público trabalhar em consonância com a lei brasileira pra fortalecer a vacinação e defender a vida das pessoas.

Seria um exagero? A quem cabe decidir se as crianças devem ou não se vacinar?

Não é um exagero. Qualquer pai e mãe responsável leva seus filhos para vacinar. Reforço: o Brasil nunca teve uma cultura anti-vacina, o que estamos enfrentando agora é fruto das fake news e dos ataques à ciência. O ECA traz a obrigatoriedade da vacinação de crianças quando recomendada por autoridades sanitárias justamente para garantir que elas tenham o direito à vida e à saúde protegidos.

Você é favorável à exigência do passaporte da vacina? Em que situações?

Sou favorável à exigência do passaporte da vacina em todos os locais que lidam com público e estão sujeitos a aglomerações, sobretudo aqueles que funcionam em locais fechados como bares, restaurantes, shoppings, locais de cultos religiosos, entre outros. Apresentei uma recomendação ao GDF e um projeto de lei para criação de um passe sanitário no DF.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

11 meses atrás