Bancada do DF no senado estava junta no lançamento da candidatura de Izalci ao GDF

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Era o lançamento da pré-candidatura ao governo de Izalci Lucas (PSDB-DF), mas a bancada de senadores do DF estava de mãos dadas. Num mesmo palanque, o tucano e os colegas José Antônio Reguffe (Podemos-DF) e Leila Barros (Cidadania-DF), dois outros potenciais candidatos ao Palácio do Buriti. Quem vê a imagem questiona: qual desses vai realmente concorrer ao GDF? Estarão juntos? Candidatos a governador, vice e Senado? Ou apenas uma aproximação de olho num eventual segundo turno?

Amadurecimento
O PT decidiu abrir debate com PSB, PCdoB, PSOL e PV sobre a formação de federação partidária. A resolução foi estabelecida, ontem, durante reunião da direção nacional que vai conduzir as discussões. Na disputa interna para se candidatar ao GDF, o petista Geraldo Magela defende um processo de amadurecimento antes de tomar uma decisão. Difícil dizer quem ganha e quem perde com essa união.

Novo procurador do MP de Contas toma posse

O Tribunal de Contas do Distrito Federal recebeu nesta semana o novo procurador do Ministério Público de Contas, Danilo Morais dos Santos, aprovado em primeiro lugar no concurso público de provas e títulos realizado pela Corte. A cerimônia de posse, no gabinete da Presidência, contou com a presença de dois convidados especiais: os senadores Randolfe Rodrigues (Rede Sustentabilidade) e Fabiano Contarato (PT), dos quais Danilo foi assessor no Senado. “Esse presente, que recebemos hoje com muita alegria, também é para a sociedade do Distrito Federal. Sua luta, sua origem e seu mérito nos enchem de esperança, e sua expertise e experiência fortalecem muito o TCDF”, disse o presidente do TCDF, Paulo Tadeu. A vaga estava aberta desde 2017, decorrente da aposentadoria da procuradora Márcia Farias.

História no Senado
Antes da preparação e do concurso para o cargo de procurador do Ministério Público de Contas, Danilo Morais trabalhou por 10 anos no Senado, na liderança da Rede Sustentabilidade, onde conviveu diretamente com os senadores Randolfe Rodrigues e Fabiano Contarato. Após a assinatura do termo de posse, Danilo Morais relembrou suas origens e agradeceu aos ex-chefes, ao marido, Cristiano, e aos amigos que o ajudaram na trajetória. “Há cerca de 15 anos, eu era estagiário no Ministério Público do DF e Territórios, ali do outro lado da praça, todo dia eu atravessava pra pegar o ônibus em frente ao TCDF. Eu olhava e pensava ‘nossa, que prédio bonito!’, mas ainda sem consciência da relevância do papel do Tribunal de Contas. Jamais imaginei um dia fazer parte deste Tribunal, do Ministério Público de Contas”, afirmou. “De mim, esperem compromisso e dedicação no exercício da nova função.”

Ideias na pandemia
Durante a posse, o senador Randolfe Rodrigues disse que o Danilo Morais foi o principal responsável pela atuação da Rede Sustentabilidade perante o STF. Disse que foi dele a ideia de usar a prerrogativa do partido para provocar o STF no sentido de impelir o governo federal a tomar providências em relação à pandemia. Inclusive, reforçou que o passaporte da vacina só existe por causa de uma dessas ações em que o Danilo assessorava juridicamente.

Todas as forças de segurança contempladas
A recomposição salarial está confirmada para todas as forças de segurança do DF, segundo promessa do governo anunciada nesta semana. Não está definido, ainda, o índice. Na próxima segunda-feira, o percentual do aumento para PM e Bombeiros será discutido com o da Polícia Civil do DF.

No dia seguinte…
Um dia depois da Operação Maré Alta, o empresário Paulo Octávio esteve ontem na sede da OAB-DF ao lado do filho caçula, André Octávio Kubitschek Pereira, que recebeu a carteira de advogado. Quem a entregou foi o pai, Paulo Octávio, também advogado e que, como ex-vice-governador, foi convidado pela direção da Ordem a compor a mesa de trabalhos.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

1 ano atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

1 ano atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

1 ano atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

1 ano atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

1 ano atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

1 ano atrás