Jaqueline Silva: “O desenvolvimento econômico deve nortear a política”

Compartilhe

À Queima Roupa // Deputada distrital Jaqueline Silva (PTB)

Por Ana Maria Campos

Como ficou o PTB depois da prisão de Roberto Jefferson?
Estou bem distante das questões do partido. É um momento muito difícil para o PTB. Acredito que todos os que comandam a legenda precisam fazer uma avaliação profunda do caminho que deve ser traçado. É uma sigla tradicional, que precisa estar conectada com as demandas da população, com as necessidades que o povo está enfrentando.

Você vai sair do partido?
Nós temos trabalhado muito e alcançado ótimos resultados no mandato. Isso gerou convites de alguns partidos. Fiquei muito feliz com o reconhecimento. As mudanças na lei eleitoral exigem muita prudência nas decisões. Vou estudar muito respeitosamente cada convite. Temos algum tempo ainda para decidir.

Seguirá com o governador Ibaneis Rocha no projeto de reeleição?
Acredito muito no trabalho do governador. Nós temos caminhado juntos e há uma grande possibilidade de seguirmos no mesmo projeto. É preciso uma discussão sobre assuntos que considero fundamentais para o DF nos próximos anos. Gerar empregos é o maior desafio após a pandemia. O desenvolvimento econômico deve nortear a política.

Qual foi o tema mais importante do ano na Câmara?
A pandemia seguiu como tema de maior dedicação. As adequações no orçamento tiveram um papel importante. As discussões da Lei de Uso e Ocupação do Solo, que tinha previsão para este ano e deve ser votada em 2022, mexem como todo os setores do DF. É um tema que envolve o setor produtivo e que tem uma relevância enorme.

Você sofreu com a pandemia, esteve hospitalizada, perdeu pessoas queridas. Acha que o governo do DF foi eficiente nesse processo?
É difícil avaliar algo que ninguém estava preparado para enfrentar. O governo tomou decisões duras nos momentos mais agudos. Foi o primeiro a agir para controlar a disseminação do vírus. Houve críticas no fechamento e na reabertura das atividades. Acredito que, de um modo geral, a atuação foi positiva. A doença deixou marcas e vazios em muitas famílias, inclusive na minha, e continua exigindo cuidados e atenção.

Até agora, qual foi o projeto de maior impacto de seu mandato?
A construção da lei que trouxe de volta o Cartão Material Escolar e a implantação do Cartão Creche foram os resultados que mais marcaram o nosso trabalho em parceria com o Executivo. Temos também leis do nosso mandato que trazem mais transparência para os gastos de dinheiro público, que valorizam o papel da mulher na política e que buscaram garantir o sustento de famílias durante a pandemia. Além de projetos, destinei recursos e conseguimos tirar do papel obras importantíssimas em Santa Maria, que vinha esquecida pelo poder público, no Gama, no Recanto das Emas, na Estrutural e nas outras cidades que carecem de desenvolvimento.

Disputará um novo mandato de distrital ou tem alguma outra intenção?
Vejo a Câmara Legislativa como o lugar ideal para continuar a desenvolver o trabalho que estamos fazendo. É muito da minha forma de exercer a função de representante, de estar mais perto das pessoas. Passei toda a minha vida no comércio, lidando diretamente com o povo. Com o aval da população, vou seguir trabalhando assim.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

1 ano atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

1 ano atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

1 ano atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

1 ano atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

1 ano atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

1 ano atrás