STJ: vaga no TCDF não pode ir para novos auditores

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Ao suspender os efeitos da liminar que impedia a posse do secretário de Economia do DF, André Clemente, para o Tribunal de Contas do DF, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, disse que, mesmo que o concurso para auditor estivesse concluído, seria temerário nomear alguém recém-aprovado para a vaga de conselheiro. “Mesmo que preenchidas todas as vagas de auditor previstas no referido concurso, a prudência e a responsabilidade administrativa, por certo, levam a crer que os novos auditores deverão passar pelo tempo destinado ao estágio probatório, adquirindo experiência e maturidade profissional, até que possam concorrer a vaga de indicação do Poder Executivo para assumir a atribuição de conselheiro da Corte de Contas”, ressaltou.

Festa depois
Com a decisão do presidente do STJ, o secretário de Economia do DF, André Clemente, deve acertar logo a posse no Tribunal de Contas do DF. Deve ser, se possível, hoje. Festas, depois.

Certeza da vitória
Desde o início, André Clemente e Ibaneis Rocha tinham convicção de que teriam uma decisão favorável na Justiça. Não entrariam nessa briga para perder.

Romário visita fábrica da Sputnik no DF

O senador Romário (PL-RJ) visitou, nesta semana, a unidade de produção da União Química em Brasília, onde é produzida a vacina Sputnik. Romário defendeu a produção de medicamentos considerados raros no Brasil. Os preços elevados no mercado internacional praticamente inviabilizam o uso em tratamentos de pacientes no país.

Planejamento para restauração do Teatro Nacional
O procurador distrital dos Direitos do Cidadão, José Eduardo Sabo Paes, enviou, ontem (9/12), uma recomendação à Secretaria de Cultura e Economia Criativa para que encaminhe o planejamento referente à revitalização do Teatro Nacional Cláudio Santoro, incluindo as salas Villa-Lobos, Martins Pena, Alberto Nepomuceno e demais espaços que o compõem. A pasta deverá enviar a lista de providências para o cumprimento da recomendação no prazo de 15 dias. O secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, está empenhado no projeto de revitalização do Teatro Nacional. A população de Brasília espera ansiosamente.

Live de campanha
O deputado distrital Leandro Grass (Rede), pré-candidato ao governo do Distrito Federal, lançou, ontem (9/12), em uma live, o documento Um projeto para o DF, com a base das propostas para 2022. Ele fez uma série de reuniões com especialistas de diferentes áreas para construir esse material. Agora, pretende ampliar e aprofundar o debate, a fim de fechar o plano de governo ainda no início do ano.

Bessa lança Código de defesa do consumidor comentado
O desembargador Leonardo Bessa, do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios, lança a segunda edição do livro Código de Defesa Consumidor comentado. A obra contém legislação, orientação, jurisprudência, análise e debate sobre todos os artigos da Lei nº 8.078/1990, o Código de Defesa do Consumidor. Especialista no tema, Bessa que exerceu durante duas décadas a função de promotor de Justiça na área e trata da legislação de forma objetiva e didática, com orientações práticas para aplicação.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

11 meses atrás