Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos
Porta-voz nacional feminina da Rede Sustentabilidade, a ex-senadora alagoana Heloísa Helena não descarta concorrer a um mandato de deputada federal pelo Distrito Federal. Desde o começo do ano, ela mora em Brasília — onde passou oito anos durante o mandato no Senado, entre 1995 e 2003. A estratégia do partido é investir todo o esforço na eleição de deputados federais para tentar ultrapassar a cláusula de barreira. Questão de sobrevivência. Assim, uma das avaliações da Rede é de que a ex-senadora, que foi candidata à Presidência da República, pode ter um bom desempenho em Brasília. A decisão, no entanto, fica para 2022, quando o TSE definir todas as regras sobre federações de partidos.
Rede foca em Amapá e Espírito Santo
Heloísa Helena confirmou ontem, em entrevista ao Correio: uma candidatura própria no DF ao Palácio do Buriti não está no radar do partido. Como a coluna apontou ontem, as prioridades são Amapá e Espírito Santo, conforme estabeleceu a cúpula da Rede. A pré-candidatura de Leandro Grass pela legenda de Marina Silva não deve prosperar. Mas ele tem conversado com outros partidos.
Magistrados participam de solenidade contra o racismo na Câmara
A Desembargadora Maria Ivatônia e o juiz Fábio Esteves (TJDFT) participaram da sessão solene em homenagem ao encerramento dos trabalhos da comissão de juristas de combate ao racismo e ao mês da consciência negra na Câmara dos Deputados. No evento, estiveram com o advogado Cláudio Lima, assessor parlamentar que sempre atua em benefício de projetos relacionados ao Judiciário do DF.
Cardápio político
Ibaneis Rocha, Paulo Octávio e Cristovam Buarque têm almoço hoje. A pauta é uma homenagem que pretendem fazer ao arquiteto Ruy Ohtake. Mas, claro, que 2022 está logo ali.
Falta a posse
Quando recebia os parabéns pela aprovação de seu nome para o Tribunal de Contas do DF, André Clemente dizia ontem:
“Falta a posse”. Até se sentar na cadeira de conselheiro, ele precisa enfrentar os obstáculos jurídicos.
Braço direito deve assumir
Com a aprovação de André Clemente para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do DF, o secretário-executivo de Orçamento da Secretaria de Economia do DF, José Itamar Feitosa, deve assumir o comando das finanças do DF. Auditor de controle interno do DF, Feitosa é o nome escolhido por Clemente para ser nomeado secretário de Economia pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), dando continuidade ao trabalho desempenhado nos últimos três anos.
Roqueiro
Além de ser especialista em orçamento, José Itamar Feitosa é roqueiro. Ele é baixista da Banda Ctrl Shift N.