Simone Tebet é boa notícia para Ibaneis

Compartilhe

Simone Tebet é boa notícia para Ibaneis

Se a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República for confirmada, será um céu de brigadeiro para o governador Ibaneis Rocha (MDB) na disputa à reeleição. Ele terá um palanque nacional neutro, sem precisar brigar com o eleitor de Jair Bolsonaro, de Lula ou de Sergio Moro. Tebet é, ainda por cima, uma candidata ideal para ter como aliada: combativa, com passado limpo e preparada. O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, confirmou ontem o lançamento da pré-candidatura da senadora, que se destacou na CPI da Covid.

Só papos

“Os EUA fazem guerra com o mundo por petróleo, invadem países, matam… aqui não. Só precisaram do Moro, que foi treinado no Departamento de Justiça norte-americano para fazer o desmonte de uma das maiores empresas do mundo”

Presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann

“Diferentemente dos adversários, nosso projeto será fundado em fatos, na verdade e na Justiça. E vamos discutir o que importa: redução da inflação, geração de empregos e combate à corrupção”

Ex-juiz e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro

Moro começa a montar seu exército

O ex-juiz Sergio Moro se reuniu ontem com o fundador da associação Contas Abertas, Gil Castello Branco. A entidade é uma das mais reconhecidas na área de controle externo do orçamento promovido pela sociedade civil. Em breve, Moro terá a seu lado no Podemos o ex-coordenador da Lava-Jato em Curitiba Deltan Dallagnol. Ele vai se filiar em 10 de dezembro.

Briga por vaga na Justiça

O embate começou. A Associação Nacional dos Auditores dos Tribunais de Contas do Brasil (Audicon) impetrou Mandado de Segurança Coletivo, com pedido de liminar, para reservar a vaga a ser aberta com a aposentadoria do conselheiro Paiva Martins para a carreira de auditor (conselheiro substituto) no Tribunal de Contas do DF. O processo tramita no Tribunal de Justiça do DF.

Devolução de auxílio-moradia

O advogado Guilherme Campelo protocolou representação no Conselho Federal da OAB para que o vice-presidente da Ordem, Luiz Viana, devolva aos cofres da entidade o montante que recebeu a título de auxílio-moradia em Brasília. Segundo Campelo, foram R$ 220 mil em três anos.

OAB não pode se recusar a emitir carteira de advogados para inadimplentes

A 7ª Turma do TRF da 1ª Região decidiu que a OAB não pode se recusar a emitir a segunda via da carteira profissional de um advogado, mesmo que ele esteja inadimplente com as anuidades da instituição. Ao julgar o caso, a relatora, desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas, informou que o artigo 5º da Constituição Federal, diz que “é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.”

Suspeição

O Mandado de Segurança foi distribuído ao desembargador Getúlio Moraes Oliveira, que afirmou suspeição para julgar o caso por razões de foro íntimo. O magistrado não precisa justificar a suspeição, mas está em questão possível interesse de seu filho, Leonardo Mundim Moraes Oliveira, diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap. Ele está entre os cotados para a vaga no TCDF. O processo será redistribuído para outro desembargador.

Ex-assessor de Randolfe Rodrigues assumirá cargo no MP de Contas do DF

O Ministério Público de Contas do DF recebe um novo integrante. O governador Ibaneis Rocha (MDB) nomeou, ontem, Danilo Morais dos Santos para o cargo de procurador junto ao Tribunal de Contas do DF. Mestre em Ciência Política, graduado em administração, direito e comércio exterior, ele passou em concurso público. Para tomar posse, terá de deixar o cargo de analista legislativo do Senado. Estava lotado como um principais assessores do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O MP de Contas conta atualmente com quatro procuradores.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

11 meses atrás