Ibaneis deve nomear André Clemente para o Tribunal de Contas do DF

Compartilhe

O governador Ibaneis Rocha (MDB) deve mesmo nomear o secretário de Economia do DF, André Clemente, para a sucessão do conselheiro Paiva Martins no Tribunal de Contas do Distrito Federal. Embora a escolha seja polêmica por ser uma vaga exclusiva de auditores substitutos, Ibaneis acredita que vale a pena travar um embate no Judiciário, se for preciso. Advogado experiente, ele avalia que a Justiça será sensível ao argumento de que o Plenário do TCDF não pode aguardar a conclusão do concurso para a carreira e, hoje, não há nenhum auditor apto a exercer o cargo.

Elogio público

Não é todo dia que um governador recebe um elogio público do presidente de um órgão responsável pelo controle externo. O presidente do Tribunal de Contas do DF, Paulo Tadeu, fez um registro em seu pronunciamento, ontem, sobre a gestão de Ibaneis Rocha: “Quero agradecer de coração ao governador pelo respeito que ele tem demonstrado a essa Corte de Contas”. Paulo Tadeu acrescentou: “A gente não pode deixar de reconhecer que, enquanto em alguns estados do nosso país a gente percebe diversas crises, de todas as ordens, inclusive da ordem de segurança pública ou de finanças, a gente percebe como o Distrito Federal está organizado. É claro que temos problemas, como qualquer outro estado ou município do nosso país, mas não podemos deixar de reconhecer o trabalho que o governador Ibaneis e seu secretariado vêm fazendo em prol da nossa cidade”.

Equipe fica

Se a nomeação sair, Ibaneis Rocha deve manter na Secretaria de Economia do DF algum técnico da equipe de André Clemente. A avaliação é de que não dá para mexer agora, no último ano, na pasta mais importante do governo.

Sessão virtual

O elogio de Paulo Tadeu a Ibaneis Rocha ocorreu na sessão solene em homenagem ao conselheiro Paiva Martins, que deixa o TCDF, a uma semana da aposentadoria compulsória. Ibaneis acompanhou a sessão por videoconferência em seu gabinete no Palácio do Buriti.

Quórum baixo

Em tratamento de saúde e atestado médico, a conselheira Anilceia Machado foi a única ausência no Plenário do TCDF. Sem Paiva Martins, o quórum vai ser de apenas cinco conselheiros, até que haja uma solução para a vaga de auditor aberta com a aposentadoria do conselheiro.

Jantares temáticos

O PDT começou, nesta semana, uma série de encontros temáticos para discutir linhas do programa de governo que o partido vai abraçar em 2022. A cada reunião, um assunto será tratado. Nesta terça-feira, o anfitrião foi o ex-presidente da Câmara Legislativa Joe Valle, que preparou um jantar apenas com produtos orgânicos: salada, galinha caipira, feijão tropeiro, berinjela gratinada e arroz com brócolis. O tema: sustentabilidade. Joe reuniu possíveis aliados: o senador José Antônio Reguffe (Podemos-DF) e a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF).

Vida dura no caminho de volta à política

Não vai ser fácil a vida do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) na eleição para deputado federal com as regras atuais. Sem poder fazer coligações, o PSB terá de ultrapassar sozinho a cláusula de barreira, e Rollemberg precisará ter um estrondo de votação para fazer coeficiente eleitoral. Há possibilidade de o PSB formar uma federação com outro partido, mas os interesses regionais da legenda são diversos.

Os votos “nem nem nem” na eleição da OAB-DF

Na eleição da OAB-DF, 2.534 eleitores votaram em brancos ou nulo. Número praticamente igual à soma dos votos de Evandro Pertence e Guilherme Campelo. Juntos, eles tiveram 2.574 votos, sendo 1.468 de Pertence e 1.106 de Campelo.

Polarização

Desde o início, os advogados sabiam que os grupos que se alternam no poder na OAB-DF, representados por Délio Lins e Silva Júnior e Thaís Riedel, é que realmente tinham chance de vitória. O embate é antigo. Mas a participação dos demais candidatos foi importante para enriquecer o debate nas campanhas.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

11 meses atrás