Políticos de partidos de oposição participam do lançamento da candidatura de Rafael Parente

Compartilhe

Políticos de vários partidos prestigiaram nesta manhã (26) a festa do PSB de lançamento da pré-candidatura de Rafael Parente ao Palácio do Buriti. O grande mentor do projeto é o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que deve concorrer a um mandato de deputado federal.

Estiveram na solenidade, na Fundação João Mangabeira, no Lago Sul, os presidentes regionais do PT, Jacy Afonso, do PCdoB, Augusto Madeira, e do PV, Eduardo Brandão, além de líderes da Rede e do Solidariedade.

Também lançado como pré-candidato ao GDF, o deputado distrital Leandro Grass (Rede) defendeu a união dos grupos. “Estamos juntos, vamos trabalhar juntos, vamos construir juntos”, disse. Ele quer ampliar o diálogo para tentar construir uma aliança. Mas mantém sua disposição de concorrer.

O petista Jacy Afonso disse que o PT está aberto a alianças. “Em nome do PT, gostaria de expressar que queremos dialogar com todos do nosso campo”, disse, referindo-se a todos que estão na oposição a Bolsonaro.

Como o projeto nacional e foco principal do PT é eleger Lula presidente, as alianças que fortaleçam o palanque de Lula nos estados são bem-vindas.

Direita, esquerda…

Em discurso, o presidente do PV-DF comentou a nota de abre da Eixo Capital sobre a divisão dos partidos de esquerda, com várias pré-candidaturas ao Buriti: “Hoje de manhã eu li no Correio: a esquerda está dividida… Durante muito tempo, o PV debateu o que era esquerda e o que era direita. Nós saímos com uma história que nós não éramos nem de esquerda, nem de direita. Nós estávamos à frente. É meio assim pretensioso. Mas são assim os nossos ideários”.

E Brandão completou: “se a gente tem alguma sensibilidade com essa desigualdade social, com esse abismo enorme que se apresentou de uma maneira assustadora nessa pandemia e que a gente está vendo a cada sinal, a cada parada aqui no DF, quantos pedintes, quantas pessoas necessitando… de comida. Então esse campo que enxerga tem o dever de achar, de encontrar um caminho para que a gente possa respirar um pouco mais”.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

1 ano atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

1 ano atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

1 ano atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

1 ano atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

1 ano atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

1 ano atrás