Políticos de partidos de oposição participam do lançamento da candidatura de Rafael Parente

Compartilhe

Políticos de vários partidos prestigiaram nesta manhã (26) a festa do PSB de lançamento da pré-candidatura de Rafael Parente ao Palácio do Buriti. O grande mentor do projeto é o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que deve concorrer a um mandato de deputado federal.

Estiveram na solenidade, na Fundação João Mangabeira, no Lago Sul, os presidentes regionais do PT, Jacy Afonso, do PCdoB, Augusto Madeira, e do PV, Eduardo Brandão, além de líderes da Rede e do Solidariedade.

Também lançado como pré-candidato ao GDF, o deputado distrital Leandro Grass (Rede) defendeu a união dos grupos. “Estamos juntos, vamos trabalhar juntos, vamos construir juntos”, disse. Ele quer ampliar o diálogo para tentar construir uma aliança. Mas mantém sua disposição de concorrer.

O petista Jacy Afonso disse que o PT está aberto a alianças. “Em nome do PT, gostaria de expressar que queremos dialogar com todos do nosso campo”, disse, referindo-se a todos que estão na oposição a Bolsonaro.

Como o projeto nacional e foco principal do PT é eleger Lula presidente, as alianças que fortaleçam o palanque de Lula nos estados são bem-vindas.

Direita, esquerda…

Em discurso, o presidente do PV-DF comentou a nota de abre da Eixo Capital sobre a divisão dos partidos de esquerda, com várias pré-candidaturas ao Buriti: “Hoje de manhã eu li no Correio: a esquerda está dividida… Durante muito tempo, o PV debateu o que era esquerda e o que era direita. Nós saímos com uma história que nós não éramos nem de esquerda, nem de direita. Nós estávamos à frente. É meio assim pretensioso. Mas são assim os nossos ideários”.

E Brandão completou: “se a gente tem alguma sensibilidade com essa desigualdade social, com esse abismo enorme que se apresentou de uma maneira assustadora nessa pandemia e que a gente está vendo a cada sinal, a cada parada aqui no DF, quantos pedintes, quantas pessoas necessitando… de comida. Então esse campo que enxerga tem o dever de achar, de encontrar um caminho para que a gente possa respirar um pouco mais”.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

12 meses atrás