Zinho Zinho e Jorginho ganharam o Carioca e devolveram o Vasco à Série A em 2016. Foto: Paulo Fernandes/Vasco

Zinho diz por que não irá com Jorginho para o Bahia

Publicado em Esporte

Perto de ser anunciado oficialmente como sucessor de Guto Ferreira no Bahia, o técnico Jorginho Campos, o Jorginho, tetracampeão mundial na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, não terá Zinho como seu auxiliar no tricolor. A parceria que deu ao Vasco o título invicto do Campeonato Carioca no ano passado, e levou o clube de volta à Série A do Campeonato Brasileiro, está temporariamente desfeita.

Questionado pelo blog se acompanhará Jorginho no Bahia, Zinho respondeu: “Não. Situações particulares. Não tenho como sair do Rio agora”. Há um obstáculo pessoal e outro profissional. Depois da demissão do Vasco, Zinho topou o desafio de voltar a ser comentarista do canal por assinatura FOX Sports. Em 2012, o tetracampeão deixou a emissora três meses depois de assinar contrato para assumir o desafio de ser diretor executivo do Flamengo. Na sequência, ocupou a mesma função no Santos. Em janeiro deste ano, retornou ao FOX Sports para comentar o amistoso entre Brasil e Colômbia, pelas vítimas do acidente aéreo da Chapecoense. Dessa vez, ele pretende continuar no emprego.  Na noite de quarta-feira, trabalhou na transmissão da vitória do Grêmio sobre o Fluminense, no Maracanã.

Jorginho ainda tenta convencer Zinho a acompanhá-lo, mas já tem um novo auxiliar: Luís Carlos Quintanilha, o Luisinho, ex-volante com passagens por Botafogo, Vasco e Corinthians. O escolhido tem experiência como treinador do Rio Branco-SP, Santa Cruz-RJ e São Cristóvão-RJ. Jorginho também levará para o Bahia o preparador físico Joelton Urtiga. Auxiliar permanente do Bahia, Preto Casagrande vem comandando os treinos.

A dupla Jorginho-Zinho foi formada em 2015. Juntos, eles caíram para a segunda divisão no Brasileirão daquele ano. Comandaram uma reação espetacular que quase evitou a queda. Em 2016, derrotaram o Botafogo na final do Campeonato Carioca. Chegaram às quartas de final da Copa do Brasil eliminado o Flamengo nas oitavas e devolveram o time cruz-maltino à elite. O Vasco subiu para primeira divisão em terceiro lugar.

Nas passagens por América-RJ, Goiás e Flamengo, Jorginho teve como auxiliar Ailton Ferraz, campeão da Copa União de 1987 com ele no Flamengo. Atualmente, Ailton comanda o Tupi, de Juiz de Fora (MG). Quando trabalhou na Ponte Preta e no Figueirense, o assistente de Jorginho foi Marcelo Cabo, atual comandante do Atlético Goianiense. Embora tenha sido técnico do Miami e do Nova Iguaçu, Zinho preferiu trilhar o caminho de comentarista.

Ao trocar o Bahia pelo Internacional, Guto Ferreira levou quatro profissionais que trabalhavam com ele: os auxiliares Alexandre Faganello e André Luís, o preparador físico Valdir Júnior e o coach Gustavo Evangelista.