52630159880_56d1bba05c_c Flamengo foi o primeiro gigante do país comandado por Mauricio Barbieri. Foto: Daniel Ramalho/Vasco Flamengo foi o primeiro gigante do país comandado por Mauricio Barbieri. Foto: Daniel Ramalho/Vasco

Zé Ricardo, Mauricinho, Barbieri: fase rica do Flamengo “forma” técnicos contratados pelo Vasco

Publicado em Esporte

A fase rica do Flamengo iniciada nos mandatos de Eduardo Bandeira de Mello e consolidada na administração de Rodolfo Landim tem sido marcada por catapultar técnicos aproveitados pelo arquirrival Vasco. A contar de 2019, Zé Ricardo, Mauricio Barbieri e Mauricio Souza ganharam projeção no Ninho do Urubu e na sequência da carreira foram trabalhar em São Januário.

 

Mauricio Barbieri é mais um deles. O Flamengo foi o primeiro time de ponta do futebol brasileiro comandado pelo treinador do Vasco. Antes de desembarcar na Gávea, o profissional de 41 anos havia passado por Audax Rio, Red Bull Brasil, Guarani e Desportivo Brasil. Em 2018, o paulistano aterrissou no Rio para assumir o papel de auxiliar técnico. A chegada dele coincidiu com a saída do colombiano Reinaldo Rueda para assumir a seleção do Chile. Barbieri virou assistente de Paulo César Carpegiani. Demitido depois da eliminação na semifinal do Campeonato Carioca contra o Botafogo, Carpegiani deu lugar ao interino Barbieri, que virou técnico permanente e só deixou o cargo a 12 rodadas do encerramento da Série A naquela temporada.

 

A experiência à frente do Flamengo deu asas a Barbieri. Ele passou por Goiás, América-MG, CSA, Red Bull Bragantino por duas temporadas consecutivas e se tornou o primeiro técnico do Vasco no início da Era SAF. Enquanto o rival ostenta a melhor receita do país com orçamento bilionário, o Gigante da Colina vive processo de adaptação no primeiro ano sob a gestão da 777 Partners.

 

O técnico do Vasco viveu processo semelhante no Flamengo. Em 2018, ele foi um dos responsáveis por fazer valer os altos investimentos rubro-negros. Saneado financeiramente, o time passou a se impor no mercado com as contratações de jogadores como o goleiro Diego Alves, o meia Diego Ribas e o centroavante peruano Paolo Guerrero. O começo do trabalho foi promissor, mas Barbieri se perdeu durante o processo e deu lugar a Dorival Júnior.

 

Contratado no início desta temporada pelo Vasco depois de realizar bom trabalho nos dois anos da passagem pelo Red Bull Bragantino, inclusive com um vice na Copa Sul-Americana em 2021, ele experimenta processo semelhante no outro lado da rivalidade. O Vasco contratou praticamente um time novo turbinado pelos novos gestores. Jogadores como Jair e Pedro Raul reforçam um time mesclado com joias formadas pelo clube como o excelente volante Andrey.

 

A fase rica do Flamengo também é marcada pelo lançamento de Zé Ricardo como técnico profissional. O carioca de 51 anos trabalhava nas divisões de base do futebol de campo de clubes como São Cristóvão, Olaria e do próprio Flamengo até ser catapultado a sucessor de Muricy Ramalho no início de 2016. Levou o time ao terceiro lugar no Brasileirão e chamou atenção.

 

Zé Ricardo saiu do Flamengo e o Vasco ficou de olho. Contratou o treinador pela primeira vez em 2017. Levou de volta no ano passado no início da Série B do Campeonato Brasileiro. Ele havia sido técnico no futsal do Vasco, mas foi no Flamengo que a carreira deu uma turbinada.

 

Há dois anos, o Flamengo entrou em crise depois de perder o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores sob o comando de Renato Gaúcho e delegou a prancheta a Mauricio Souza na conclusão da temporada. O Vasco apostou nele no ano passado, mas não teve a menor paciência com o profissional. Demitiu o treinador com apenas oito partidas.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf