Blog Drible de Corpo

Blog Drible de Corpo

Marcos Paulo Lima

Análises, opinião e lembranças do arco-da-velha sobre o futebol. 5.200 publicações

2 min de leitura

William de Mattia será o técnico do Brasiliense na temporada 2027

Ele foi companheiro de Filipe Luis no Figueirense, passou pelo Gama em 2003, tem Simeone e Guardiola como inspirações e quebrou dinastia no estadual de Mato-Grosso aos 37 anos

William de Mattia tem quatro títulos no currículo, o primeiro deles aos 37 anos no Nova Mutum-MT. Foto: Vitor Soccol/SER Caxias

A pouco mais de dois meses do início do Candangão 2027, o mercado do futebol do Distrito Federal acelera em busca de contratações. O blog apurou que William de Mattia será o técnico do Brasiliense na próxima temporada. O ex-volante de 43 anos, com passagem pelo Gama em 2003 chamado de Dema, fechou com o time candango depois de trabalhar no Sergipe, no Volta Redonda e no Caxias-RS nesta temporada. 

William de Mattia levou o Sergipe ao título estadual neste ano. Em 2023, brindou o Treze com a conquista do Campeonato Paraibano.

O currículo do treinador também tem troféu na segunda divisão do Campeonato Mato-Grossense pelo Nova Mutum em 2019. No ano seguinte, ele brindou o time com a taça da primeira divisão com apenas 37 anos. Detalhe: o Cuiabá acumulava m tricampeonato em 2017, 2018 e 2019.

Catarinense, Dema foi colega de Filipe Luís no Figueirense. A carreira internacional como jogador foi praticamente construída no futebol da Finlândia e depois na Grécia. Destro, ele também jogou como lateral-direito durante boa parte da carreira. 

O sistema predileto de Wiliam de Mattia é o 4-3-3. O técnico gosta de trabalhar com um cabeça de área na proteção à defesa, um volante com saída de jogo e um meia dando cadência ao setor. Dois pontas abertos e de preferência um falso nove formam o sistema.

As inspirações como técnico são dois treinadores de ponta com referências distintas: a organização defensiva do argentino Diego Simeone e a criatividade ofensiva de Pep Guardiola. 

Uma das características do novo comandante é a intensidade à beira do campo. A maior cobrança é por concentração e ele prefere juventude no ataque. A defesa costuma ser experiente. Do meio de campo para a frente, a preferência é por jogadores sub-30. 

O Brasiliense largou na frente dos concorrentes e vem montando o elenco aos poucos. Para o meio de campo, o clube contratou Matheuzinho, ex-Capital, e Rafael Tavares. O volante Ítalo também vestirá a camisa amarela na próxima temporada. Os três reforços são candidatíssimos a formar o meio de campo caso William de Mattia adote o 4-3-3.