Vítima do Brasil no Mundial Sub-20 de 1989, Diego Simeone pode ver o filho, Gio, começar a “vingá-lo” no Sul-Americano deste mês

Publicado em Sem categoria

Gio Simeone: dois gols na Copa Sul-Americana conquistada pelo River

Crédito da imagem: AFP PHOTO / Alejandro PAGNI

Convocado pelo técnico Humberto Grondona para o Sul-Americano Sub-20, de 14 de janeiro a 7 de fevereiro, no Uruguai, o atacante Giovanni Simeone tentará conquistar neste ano dois títulos que o pai famoso não ganhou com a camisa da Argentina.

Herdeiro de Diego Simeone – treinador do Atlético de Madri e um dos três indicados ao prêmio de melhor técnico do ano contra Carlo Ancelotti e Joachim Löw –, Giovanni Simeone tem 19 anos, é uma das promessas do River Plate e tentará classificar a Argentina para o Mundial Sub-20 da Nova Zelândia. A competição é uma frustração para o pai dele. Em 1989, Diego Simeone disputou o principal torneio da categoria organizado pela Fifa, em Portugal, mas foi eliminado nas quartas de final por uma Seleção Brasileira que tinha, entre outros, Marcelinho Carioca, Roberto Assis (irmão de Ronaldinho Gaúcho), Sonny Anderson e Bismarck. Todos comandados pelo atul técnico do Botafogo, Renê Simões. No Sul-Americano do Uruguai, Gio Simeone poderá enfrentar o Brasil no hexagonal final.

Nascido em Madri, em 5 de julho de 1995, Giovanni Pablo Simeone chegou às divisões de base do River Plate em 2008. Três anos depois, assinou um contrato profissional cuja multa rescisória está estipulada em 15 milhões de euros (R$ 48 milhões). Ofuscado pelo colombiano Teófilo Gutiérrez, eleito o mlehor jogador das Américas em 2014, e pelo uruguaio Rodrigo Mora, Giovanni Simeone é reserva no River liderado por um velho amigo do paí, o técnico Marcelo Gallardo.

Volante nos tempos de jogador, Diego Simeone tem um filho atacante

Giovanni Simeone começou a carimbar a vaga para o Sul-Americano Sub-20 com duas exibições maduras na Copa Sul-Americana. Fez um gol diante do Libertad, em Assunção, e voltou a brilhar no duelo de volta das oitavas de final balançando a rede diante da própria torcida, no Monumental de Núñez.

Convocado para o Sul-Americano, Gio Simeone vestirá a camisa 9

Defender a seleção da Argentina não é novidade para o Giovanni Simeone. Na Copa do Mundo deste ano, ele era um dos 15 garotos trazidos ao Brasil pelo então téncico da esquadra principal, Alejandro Sabella, para servirem de sparring para a trupe de Lionel Messi. Antes disso, havia sido chamado para defender a esquadra Sub-18 e chegou à Sub-20 com apenas 17 anos.

Números e títulos de Giovanni Simeone no River Plate

2013

Jogos: 18

Gols: 2

2014

Jogos: 11

Gols: 2

Total

Jogos: 29

Gols: 4

Títulos

Torneo Final (2014)

Copa da Argentina (2014)

Copa Sul-Americana (2014)