Gilvan de Souza Rueda: entre o projeto do Flamengo em 2018 e o do Chile para a Copa de 2022. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo Reinaldo Rueda comemora gol do Flamengo

Vice-presidente da associação chilena nega acerto com Rueda, mas admite avanço na negociação

Publicado em Esporte

O vice-presidente da Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP), Andrés Fazio, disse em entrevista ao blog às 22h38 desta sexta-feira que a negociação com o técnico Reinaldo Rueda está avançando, mas negou que o treinador do Flamengo já tenha aceitado o convite para comandar os bicampeões da Copa América (2015 e 2016).

A proposta que está na mesa é por quatro anos de trabalho para brigar pelo tri da Copa América no Brasil em 2019 e classificar o país para a Coopa de 2022, no Catar, mas Fazio diz que a fase é de negociações. “Não está fechado. Estamos avançando, é o que posso assegurar ao senhor neste momento”, disse ao blog por telefone Andrés Fazio.

Questionado se Reinaldo Rueda é a única opção do Chile no momento para assumir o time de Bravo, Vidal e Alexis Sánchez, Fazio fez silêncio do outro lado da linha, e em seguida respondeu que não poderia dar mais informações.

No Chile, o canal de televisão 24 horas, que pertence à tevê estatal do país, bancou nesta noite que o presidente da ANFP, Arturo Salah, tem tudo acertado para contratar Reinaldo Rueda, mas o próprio dirigente nega em entrevista ao jornal La Tercera. “Tive uma boa reunião com Reinaldo Rueda. Conversamos de treinador para treinador e agora estamos trabalhando”, afirmou o ex-jogador e técnico com passagem, entre outros clubes, pelos tradicionais Colo-Colo e Universidad de Chile. Arturo Salah considera que Rueda tem perfil para renovar a seleção.

A contratação de mais um técnico estrangeiro divide o elenco. Um dos líderes da seleção do Chile, o meia Vidal, do Bayern de Munique, fez questão de mostrar preferência por um técnico nascido no país nesta sexta-feira: “Tomara que seja um chileno”, afirmou à rádio colombiana Caracol.

Na última quinta-feira, o blog mostrou que Reinaldo Rueda costuma cumprir seus contratos, mas já trocou um clube por seleção em 2002. Comandava o Independiente Medellín e topou o desafio de assumir a equipe sub-20 da Colômbia. Quando aceitou assumir o Flamengo até o fim de 2018, Reinaldo Rueda tinha como plano suceder José Pekermann na seleção da Colômbia. No entanto, soube que há preferência por Juan Carlos Osorio, atualmente no México. Isso teria deixado Rueda balançado com a oferta do Chile.

Além disso, dois problemas de saúde podem pesar na decisão. Rueda passou por uma cirurgia no quadril recentemente. Trabalhar em uma seleção diminuiria a intensidade do trabalho no dia a dia. O treinador também teria mais tempo para visitar a mãe, muito adoentada, em Cali, sua cidade natal.

Para ter Reinaldo Rueda, o Arturo Salah aceita pagar a multa rescisória de R$ 2,5 milhões. Dinheiro não é problema para a entidade no momento. A ANFP acaba de negociar os direitos de transmissão das Eliminatórias para a Copa de 2022 e recebeu os prêmios pelo título da Copa América Centenário 2016 e pelo vice na Copa das Confederações 2017.