7AE50F24-607F-4379-B31A-14820C4B880B German Cano festeja gol com o compatriota Benítez. Foto: Rafael Ribeiro/Vasco German Cano festeja gol com o compatriota Benítez. Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Verdadeiros e falsos nove “on fire” na oitava rodada do Brasileirão

Publicado em Esporte

Como se diz na NBA, os caras do futebol brasileiro estavam “on fire” neste fim de semana. Foi a rodada do “noves dentro“. Eles não necessariamente vestem o algarismo 9, sinônimo de gol, nem obrigatoriamente são centroavantes de origem. Porém, desequilibraram demais balançando a rede.

Gabriel Barbosa saiu do banco de reservas para decidir a vitória do Flamengo sobre o Fortaleza, no último sábado. Gabigol não chega a ser um centroavante clássico como o reserva dele, Pedro, mas é o cara que resolve com a camisa rubro-negra. Não está no contrato dele obrigação de ser titular sempre, mas abrir mão de um cara como ele é sempre um risco nem sempre bem calculado.

Jô, sim, é o centroavante à moda antiga. Quando a bola cai arrumadinha nos pés dele, principalmente o canhoto, é meio caminho andado para ele estufar a rede. No sábado, ele salvou o Corinthians da derrota e manteve o técnico Tiago Nunes prestigiado no empate por 2 x 2 com o Botafogo no primeiro jogo no estádio rebatizado de Neo Química Arena. No mesmo jogo, o martinense Salomon Kalou, um atacante híbrido, que também tem facilidade para atuar de falso centroavante, balançou a rede pela primeira vez pelo Glorioso.

Luciano vive uma longa  lua de mel com a torcida do São Paulo. São três gols em seis jogos. Brilhou contra Bahia, Athletico-PR e neste domingo na vitória de virada sobre o Fluminense. São três gols em seis jogos com a camisa tricolor. Faz o que a torcida quer.

O nome da vitória do Vasco é Germán Cano. O argentino é o protagonista da belíssima campanha cruzmaltina até o momento. Quem conheceu o jogador, na Colômbia, havia assegurado em entrevista ao blog que ele não decepcionaria a torcida do time carioca. Foram os casos de Octavio Zambrano, ex-técnico de Cano, e Paulo Autuori, que havia enfrentado o centroavante na época em que ele comandou o Atlético Nacional.

O Atlético-MG passou pelo Coritiba graças ao gol de Eduardo Sasha. Artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro com seis gols, Thiago Galhardo deixou mais uma vez o dele no empate do Inter por 2 x 2 com o Bahia. Willian “Bigode” fez o papel de Luiz Adriano neste domingo e decretou o triunfo do invicto Palmeiras contra o Bragantino.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf