Neymar Neymar segue com a Seleção na tentativa de enfrentar o Uruguai. Foto: Lucas Figueiredo/CBF Neymar segue com a Seleção na tentativa de enfrentar o Uruguai. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Venezuela é a única seleção sul-americana que jamais sofreu gol de Neymar. Por que nunca deu certo?

Publicado em Esporte

Neymar tem 10 anos de Seleção. Dos nove adversários do Brasil na América do Sul, oito sofreram gol do atacante. Falta um: a Venezuela. O craque teria mais uma oportunidade de quebrar o tabu nesta sexta-feira, no Morumbi, pelas Eliminatórias para a Copa do Qatar-2022. No entanto, está fora da partida. Definitivamente, alguma coisa acontece quando os caminhos de Neymar e da Venezuela se cruzam. Ou, pelo menos, deveriam se cruzar.

Referência da Seleção desde 2010, Neymar só enfrentou a Venezuela uma vez. Era a estreia canarinha na Copa América da Argentina. O time de Mano Menezes tropeçou, em La Plata.

O Brasil voltou a encontrar a Venezuela quatro ano depois, na terceira rodada da fase de grupos da Copa América do Chile, em 2015. Neymar enfrentaria a seleção vinotinto, mas protagonizou cenas lamentáveis depois da derrota para a Colômbia, foi expulso após cair na pilha do zagueiro Jeison Murillo e a Conmebol decidiu excluir o jogador da competição continental.

No mesmo ano, Neymar ficou outra vez fora da partida contra a Venezuela na segunda rodada das Eliminatórias para a Copa da Rússia-2018. Suspenso pela Conmebol por causa do piti depois da derrota para a Colômbia na Copa América, cumpriu o castigo nas duas rodadas duplas iniciais.

 

Gols de Neymar contra seleções sul-americanas

4 – Colômbia
4 – Peru
3 – Argentina
3 – Bolívia
3 – Equador
2 – Uruguai
1 – Chile
1 – Paraguai
0 – Venezuela

 

O camisa 10 também poderia ter enfrentado a Venezuela na partida de volta contra a Venezuela nas eliminatórias para a Copa anterior. No entanto, havia recebido o segundo cartão amarelo na goleada por 5 x 0 sobre a Bolívia, na Arena das Dunas, em Natal. Na época, Tite não contou com o jogador no Estádio Olímpico Metropolitano, em Mérida.

Cortado da Copa América do ano passado, no Brasil, após sofrer lesão no amistoso contra o Catar, em Brasília, Neymar também não enfrentou a Venezuela na fase de grupos, na Arena Fonte Nova, em Salvador. No início desta semana, desembarcou contundido no Brasil. Segue em tratamento de uma lesão muscular na perna esquerda para o clássico de terça-feira contra o Uruguai, no Centenário, em Montevidéu. Os médicos tentam recuperá-lo para o confronto.

Com Neymar, o Brasil empatou uma vez com a Venezuela, por 0 x 0. Sem ele, venceu três e empatou um por 0 x 0. Aguardemos para saber como será nesta sexta-feira, no Morumbi.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf