O Flamengo desejava Luiz Araújo. Jorge Sampaoli sempre quis o atacante. Tentou contar com ele em todos os clubes por onde passou até encontrar quem tirasse o escorpião do bolso e pagasse pelo reforço. A fome com a vontade de contratar foi a combinação perfeita para o atacante deixar o Atlanta United dos EUA, desembarcar no Ninho do Urubu e entregar bem mais do que gols e assistências: o herdeiro da camisa 7 de Everton Ribeiro (um peso e tanto!) se consolida no clube oferecendo um dos valores mais apreciados pelo técnico Adenor Leonardo Bachi, o Tite: espírito de grupo.
“Perguntei ao presidente (Rodolfo Landim) se eu podia ser pretensioso, ele disse que sim. Aí perguntei se ele sabia por que a gente havia vencido, ele respondeu: ‘Equipe’. Flamengo não são os 11 jogadores que iniciam. É um grupo de trabalho. Está inserido torcida, direção, comissão e grupo de atletas. Tivemos cinco em Seleção, três machucados, dois machucados no primeiro tempo. Se não tem equipe, grupo de trabalho, não chega, inclusive com apoio do torcedor”, afirmou o treinador depois da vitória por 2 x 1 contra o Grêmio.
Luiz Araújo inicia a temporada entre os titulares do ataque ao lado de Pedro e Everton Cebolinha, mas não faz biquinho com as concorrências de Gerson, De la Cruz e até mesmo Bruno Henrique na ponta direita. Entende o processo de evolução do time sob o comando de Tite e se mostra pronto para oferecer soluções saindo do banco de reservas.
Basta observar os pontos creditados por gols e assistências de Luiz Araújo na era Tite. No ano passado, ele fez o segundo gol na vitória contra o Fortaleza, na Arena Castelão, quando o Flamengo era pressionado pelos donos da casa. Fez 2 x 0 e resolveu a partida.
Luiz Araújo abre o placar no Maracanã na vitória por 2 x 1 contra o Cuiabá na penúltima rodada do Brasileirão do ano passado e o centroavante Pedro consolida a difícil vitória e a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores de 2024. O desempenho fez com que o atacante terminasse a temporada como titular, deixando Everton Ribeiro no banco.
Nesta temporada, Luiz Araújo é quem abre o placar na vitória por 2 x 1 contra o São Paulo com um belíssimo chute de fora da área. O jogador de 28 anos acumulava 15 partidas saindo do banco de reservas até virar protagonista no duelo com o Grêmio. Substituiu o lesionado Everton Cebolinha e mudou a história da partida.
O herói improvável da vitória a trancos e barrancos no Maracanã não balançava a rede duas vezes no mesmo jogo desde 8 de março de 2017. Luiz Araújo ainda vestia a camisa do clube formador São Paulo na vitória por 3 x 1 contra o ABC, no Morumbi, pela Copa do Brasil.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf