Um bate-papo com Kleber Leite: 20 anos após tirar Romário do Barça e vê-lo estrear no Fla, ex-presidente diz que faria loucura por Messi

Publicado em Sem categoria

A carreata rubro-negra para Romário em 1995

Crédito da imagem: AFP

MPL – Há 20 anos, em 27 de janeiro de 1995, o Romário, então melhor do mundo e ex-jogador do Barcelona, estreava com a camisa do Flamengo em um amistoso contra o Uruguai, no Serra Dourada, em Goiânia. Quais são as maiores lembranças daquela contratação bombástica?

Kleber Leite – A primeira, que pensei o Flamengo do tamanho do Flamengo. E, Romário, à época, eleito o melhor do mundo, era do tamanho exato do Flamengo. Em segundo lugar, a lembrança de que montamos uma estratégia de marketing, até então jamais vista no mundo do futebol, reunindo um pool de empresas e um grande veículo de comunicação para repatriar o melhor do mundo para o Brasil.

Alguém o chamou de maluco?

Os espanhóis juravam que eu estava blefando, que não tinha nenhum recurso para contratar Romário, que estava ali para aparecer. Há, aí, um episódio inesquecível que, brevemente contarei. O palco foi uma sala gigantesca, num hotel luxuoso em Barcelona. Num salão gigantesco, havia apenas uma pequena mesa  redonda. Sentados, eu e Juan Gaspart, à época, vice-presidente do Barcelona. Ali, Juan Gaspart tomou o maior susto da sua vida.

Quando o Romário entrou no negócio?

Na hora da assinatura do contrato. O Barcelona tentou de tudo, até o ultimo minuto, para inviabilizar a venda. Neste momento, a firmeza de Romário decidiu a parada. A viagem para o Brasil foi inesquecível. Na chegada, a maior carreta da história do Rio de Janeiro e a apresentação na Gávea. Emoção em cima de emoção. Por fim, a sexta emoção, a estreia em Goiânia, contra a seleção do Uruguai. Um Sonho virando verdade. Incrível!!! Daí em diante, um sem número de momentos emocionantes. O mais marcante de todos foi um jogo em Vitória, no Espírito Santo, em que foi formado o maior corredor polonês da história do futebol, com os torcedores do Flamengo formando uma verdadeira estrada humana, da porta do hotel até o estádio. Tudo por Romário.

Como surgiu o interesse no Romário e qual foi o pulo do gato para você conseguir contratá-lo?

Do interesse surgido em entender a grandeza do Flamengo. Pensar grande. Pensar em ter o melhor. O pulo do gato foi convencer Romário a acreditar no nosso projeto. Romário foi decisivo na negociação. Sem a firmeza dele, teria sido impossível

Acha possível, hoje, um clube brasileiro contratar um jogador que acaba de ser eleito o melhor do mundo, como foi o caso do Romário, em 1995?

Em se tratando de Flamengo, tudo é possível.

Até que ponto a contratação do Romário foi um marco na história do futebol brasileiro?

Caramba, repatriamos um jogador que havia sido o protagonista de uma conquista de Copa do Mundo, eleito o melhor do mundo, para um clube de um país de terceiro mundo…

A contratação do Ronaldo pelo Corinthians e depois do Ronaldinho Gaúcho pelo próprio Flamengo chegam aos pés da engenharia que você teve de fazer para ter o Romário?

Com todo respeito ao nosso Ronaldo e ao Ronaldinho Gaúcho, os momentos não podem ser comparados nem de longe.

O que faltou para o Romário conveter todo aquele investimento em títulos de ponta como o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil ou até mesmo a Libetadores?

Se equivoca quem afirma que Romário não ganhou. Campeão estadual duas vezes e campeão da Copa Mercosul. Mas, a maior conquista do Baixinho e, isto não tem preço, foi ter resgatar a autoestima do torcedor rubro-negro. O ídolo no futebol é tão importante quanto os títulos, na multiplicação da massa torcedora. O Corinthians passou vinte e cacetada de anos sem ganhar um torneio início e, pelo fato de ter ídolos, sua torcida cresceu. Romário é responsável direto pelo crescimento da torcida do Flamengo.

Hoje você consegue dizer com certeza: o Romário é rubro-negro. Por que?

Romário é rubro negro como eu. Romário e Flamengo foram feitos um para o outro. Casamento perfeito. Amor à primeira vista e eterno.

 

Há quem diga que o endividamento do Flamengo começou a aumentar com a contratação do Romário. Você concorda?

Só quem não conhece a história pode afirmar isso. Romário foi contratado ao Barcelona, em 1995, por US$ 4,5 milhões de dólares, sem que o Flamengo tivesse colocado um único centavo. Uma estratégia de marketing, reunindo um pool de empresas, viabilizou a contratação. Além disso, só no jogo de estreia, em Goiânia, o Flamengo faturou US$ 1,5 milhão líquido.

Vinte anos depois, o Romário é deputado e o Flamengo deve ao Baixinho. Por que?

O Flamengo, por negligência e incompetência de seus dirigentes à época, no famoso episódio do interior gaúcho (na véspera de um jogo contra o Juventude, pelo Campeonato Brasileiro), resolveu mandar Romário embora, por justa causa, sem causa para isto ter havido. E, por isso, continua pagando até hoje…

Se você fosse presidente do Flamengo, hoje, quem seria o Romário da vez, o seu sonho de consumo para contratar e causar o mesmo impacto de 1995 no futebol brasileiro?

Messi.

Romário só ganhou uma Copa Mercosul e dois Campeonatos Cariocas pelo Flamengo. Isso é suficiente para torná-lo um dos grandes jogadores da história do clube?

Claro. Romário foi ídolo. Multiplicador de torcida. Raros, raríssimos, estão neste patamar.

Hoje, o Romário parece muito mais apegado ao Eurico Miranda, presidente do Vasco, do que a algum dirigente do Flamengo. O que explica isso?

Com certeza, o Eurico deve ter tido com ele uma boa relação, e cumprido o acordado. Não vejo nenhum mal em se reverenciar quem lhe trata com retidão. Não sei se Romário tem relação com os atuais dirigentes do Flamengo.

E o seu relacionamento com o Baixinho, como é?

Nos falamos de vez em quando. Quando há amor, carinho, respeito, admiração e cumplicidade, a amizade está carimbada para o resto da vida. No que me diz respeito, Romário é o meu marco como conquista pessoal.

 

Para terminar, qual foi o gol inesquecível do Romário com a camisa do Fla, aquele gol que fez o Kleber Leite chorar?

O gol da vitória, o terceiro, contra o Botafogo,na conquista da Taça Guanabara de 1995. O Flamengo venceu por 3 x 2, com três gols de Romário.