São Paulo — Gabi Portilho tem time novo. Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, campeã da Supercopa do Brasil, do Brasileirão e da Libertadores, vice do Paulistão pelo Corinthians, indicada à Bola de Ouro da revista France Football e eleita melhor atacante na seleção ideal da Bola de Prata ESPN 2024 e segunda colocada no Rei da América nesta terça-feira, a atacante de 29 anos vestirá a camisa do Gotham FC de New Jersey na próxima temporada. Ela jogará ao lado da compatriota Bruninha na National Women’s Soccer League, a liga profissional feminina dos Estados Unidos.
“Estou muito feliz, motivada e grato por essa oportunidade”, disse Portilho no anúncio oficial feito pelo clube. “Deus não poderia ter me colocado em um lugar melhor. O Gotham FC é um grande clube! Sempre darei o meu melhor para ajudar o time a conquistar muitas vitórias e ganhar muitos títulos”, afirmou na página oficial do time na internet.
“Gabi é uma jogadora experiente e de classe mundial que competiu nos mais altos níveis. Ela é extremamente talentosa e estamos animadas por tê-la no clube”, celebrou a gerente geral e chefe de operações de futebol do Gotham FC, Yael Averbuch West.
No último dia 9 de dezembro, Gabi Portilho conversou com o blog depois da entrega da Bola de Prata ESPN 2024, no Anhembi, em São Paulo, e fez um balanço da temporada. Ela mantinha o novo destino sob sigilo depois de confirmar o fim do ciclo com a camisa do Corinthians.
“Foi um ano muito especial para mim, abençoado. Eu sou muito grata a Deus por tudo o que eu vivi. Se Ele não tivesse me proporcionado essas oportunidades, talvez eu não tivesse vivido tudo o que vivi”, comemorou Gabi Portilho ao Drible do Corpo.
A jogadora nascida e criada no Guará trata a campanha nos Jogos Olímpicos de Paris como a grande realização na temporada. “A Seleção não sou só eu, mas todas as meninas. É de todas, hoje. Tem um leque muito grande e hoje é difícil estar lá. Fui muito feliz de estar na lista das 18 atletas. Consegui dar o meu melhor e prometi isso a mim mesmo porque, talvez, eu não viveria novamente. Passei muitos anos da minha vida buscando esse espaço. Estava no Corinthians há cinco anos e dei o meu melhor. Sou muito grata por tudo o que eu vivi, às pessoas que fazem parte de tudo isso, e às minhas companheiras”, afirmou.
Emocionada com a pesada Bola de Prata nas mãos, Gabi Portilho pediu ajuda a um assistente durante a entrevista antes de escolher o gol mais importante dela na temporada. “Com certeza, o gol contra a França. Foi o gol mais importante da minha vida, marcado para sempre na minha história”, apontou. A atacante não tem dúvida na hierarquização das performances na carreira:
“Temporada mais especial da minha vida. Sou muito grata por tudo o que venho vivendo. Deus foi maravilhoso demais comigo. Sem palavras para descrever, 2024 é um ano que vai ficar marcado na minha história. Estou feliz por esses prêmios individuais, mas é claro que fico muito mais contente com os prêmios coletivos, os títulos que conquistamos no ano”, elege a craque.
Portilho é muito grata ao técnico Luciano Picinatti, com quem trabalhou depois da saída de Arthur Elias para a Seleção. Trabalhar com ele, ele é muito perna, né. Tem um coração muito bom, é um prazer enorme ter convivido todos esses dias com ele. Ajudou muito nesse processo. Independentemente de quem passou e de quem vier, nós temos que aprender a evoluir. São trabalhos diferentes, ideias diferentes e ele manteve o Corinthians em alto nível. A prova são todos os títulos. Sou muito grata por ter passado por esse trabalho com ele e todo o estafe. Vamos ver o que o futuro tem para nós”, elogiou.
De malas prontas rumo aos Estados Unidos, Gabi Portilho aproveitou o fim de ano em Brasília. “Nasci e cresci no Guará. Sou muito feliz pelos momentos. Comecei na rua. Lá foi o pontapé inicial na minha carreira, com pessoas que acreditaram em mim, no meu potencial. A minha família mora no Guará e é um lugar muito especial para mim”.
Discreta, Gabi Portilho revelou os planos para as férias no Guará. “Como é um ano muito corrido, a gente fica pouco com a família. A família é o que mais me importa. Vou passar o fim de ano com eles. A vida passa muito rápido. Temos que ser gratos por ter pai e mãe e aproveitar com eles em vida. Fico mais em casa com meus animaizinhos, com os gatos, cachorros, mas a gente costuma ir para clube com as minhas irmãs. Sou muito mais reservada”, disse a nova jogadora do Gotham FC.
*O jornalista viajou a convite da ESPN
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf