Gabigol Autor de 5 gols no Mané, Gabigol jamais perdeu no estádio em que estreou como profissional. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo Autor de 5 gols no Mané, Gabigol jamais perdeu no estádio em que estreou como profissional. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Três títulos de Gabigol passaram pelo Mané, palco da estreia do atacante como profissional

Publicado em Esporte

O Flamengo veio de Goiânia para Brasília em dois ônibus, desembarcou às 3h45 da madrugada desta terça-feira no hotel em que está concentrado para a partida contra o Palmeiras e trouxe um passageiro cheio de intimidade com o Mané Garrincha, palco do duelo desta quinta-feira contra o Palmeiras, às 19h, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em 2013, Gabriel Barbosa estreou como jogador profissional na arena candanga. Era o início de uma relação de sorte com o estádio. No Mané Garrincha, fez quatro decisivos contra CSA, Avaí e o arquirrival Vasco na campanha do título brasileiro de 2019. Também balançou a rede na Supercopa do Brasil. Mais: iniciou a campanha da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016 no palco principal do futebol candango.

Há oito anos, Gabriel Barbosa debutava na capital do país como jogador profissional. O então menino da Vila tinha 16 anos quando entrou no lugar do centroavante Henrique Dourado no empate do Santos por 0 x 0 com o Flamengo pela primeira rodada do Brasileirão 2013. O cronômetro apontava 23 minutos do segundo tempo. Naquele dia, o centro das atenções era outro. Neymar chorou no Hino Nacional. Era a despedida dele do clube rumo ao Barcelona.

Neymar foi para a Europa, Gabriel Barbosa honrou a badalação da infância e provou que é Gabigol, virou ídolo alvinegro e transformou o Mané Garrincha em uma espécie de casa de festas. A campanha da inédita conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 começou com dois empates no Mané Garrincha contra África do Sul e Iraque.

 

Gabigol e o Mané

  • 26/05/2013 – Santos 0 x 0 Flamengo (Brasileirão)
  • 04/08/2016 – Brasil 0 x 0 África do Sul (Olimpíada Rio-2016)
  • 07/08/2016 – Brasil 0 x 0 Iraque (Olimpíada Rio-2016)
  • 13/06/2019 – CSA 0 x 2 Flamengo (Brasileirão) – ⚽️
  • 17/08/2019 – Vasco 1 x 4 Flamengo (Brasileirão) – ⚽️⚽️
  • 07/09/2019 – Avaí 0 x 3 Flamengo (Brasileirão) – ⚽️
  • 16/02/2020 – Flamengo 3 x 0 Athletico-PR (Supercopa do Brasil) – ⚽️

Resumo: 7 jogos, 4 vitórias, 3 empates, 5 gols marcados

 

A pressão pelo título fez a geração de Gabigol, Gabriel Jesus, Luan, Rodrigo Caio e Neymar amadurecer na caminhada até o triunfo sobre a Alemanha nos pênaltis, no Maracanã. O time engrenou contra a Dinamarca, em Salvador; cresceu no duelo com a Colômbia, em São Paulo; e deu pinta de campeã contra Honduras, no Maracanã, antes da conquista sobre os germânicos.

Outros dois títulos estampados no currículo de Gabigol passaram pelo Mané Garrincha. Comandou duas vitórias na principal arena do Distrito Federal. Marcou o segundo nos 2 x 0 contra o CSA. Depois, abriu o placar nos 3 x 0 contra o Avaí, ambos na campanha que rendeu ao clube o hepta no Campeonato Brasileiro de 2019. Marcou duas vezes nos 4 x 1 sobre o Vasco.

No Mané Garrincha, Gabriel Barbosa comemorou bola na rede até com cartaz customizado para a passagem dele pelo estádio na decisão da Supercopa do Brasil 2020 contra o Athletico-PR. Foi dele o primeiro gol na vitória por 3 x 0 contra o Furacão – o primeiro dos três títulos do clube em 2020. Os outros foram a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Carioca.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf