Xavi Xavi (E) comemora a virada e a classificação para as semifinais. Foto: Karim Jaafar/AFP Xavi comemora a virada e a classificação para as semifinais.

Título, 7 x 1, e virada heroica nas quartas de final da Liga dos Campeões da Ásia: o impressionante início do agora treinador Xavi Hernandez

Publicado em Esporte

O início da carreira de Xavi Hernández como treinador tem saído melhor do que a encomenda. Aos 39 anos, o ídolo do Barcelona e da seleção da Espanha acumula ótimos resultados à frente do Al-Sadd do Qatar. O último deles foi nesta segunda-feira. Pressionado a vencer o Al-Nassr da Arábia Saudita por dois gols de diferença para avançar às semifinais da Liga dos Campeões da Ásia, o treinador conseguiu: venceu por 3 x 1 no estádio Jassim Bin Hamad, em Doha.

O Al-Nassr, do meia Giuliano e do volante Petros, havia vencido o jogo de ida por 2 x 1. Em casa, Akram Afif, Al Heidos e o argelino Bounedjah decretaram a virada para 4 x 3 no placar agregado. Hamed-Allah descontou para o time saudita diante de 13.262 torcedores.

Classificado para o Mundial de Clubes da Fifa como atual campeão nacional do país sede do torneio marcado para dezembro, o Al-Sadd aguarda o vencedor entre Al-Ittihad e Al-Hilal nas semifinais. Do outro lado da chave estão Shangai SIGP, Urawa Red Diamonds, Guangzhou Evergrande e o Kashima Antlers — atual campeão continental. O Al-Sadd busca o tri. Faturou o título nas edições de 1989 e de 2011.

 

Xavi desbancou o Al-Nassr no sistema 4-2-3-1

Al-Sheeb

Pedro Miguel, Khoukhi, Salman e Abdelkarim Hassan

Gabi e Jung

Al-Haydos, Nam e Akram Afif

Bounedjah

 

Xavi tem um início dos sonhos. São cinco vitórias, um empate e uma derrota em sete jogos oficiais. Só perdeu para o Al-Nassr. Em 31 de agosto, o Al-Sadd humilhou o Al-Shahaniya por uma placar bem familiar a nós brasileiros: 7 x 1.

Em dois meses de trabalho, Xavi tem até troféu. Em 17 de agosto, conquistou o título da Supercopa do Qatar, chamada de Sheikh Jassim Cup. Ao Al-Sadd derrotou o Al-Duhail por 1 x 0. Xavi também desbancou o adversário nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Ásia.

Por sinal, Xavi tem sido uma espécie de exterminador de treinadores portugueses. O Al-Duhail é comandado pelo lusitano Rui Faria. Desbancado nesta segunda-feira da Liga dos Campeões da Ásia, o Al-Nasrr é liderado por Rui Vitória.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/