FBL-WC-2022-DRAW Tite é técnico da Seleção Brasileira há cinco anos e nove meses. Franck Fife/AFP Tite é técnico da Seleção Brasileira há cinco anos e nove meses. Franck Fife/AFP

Tempo de serviço é trunfo de Tite contra técnicos da Sérvia, Suíça e Camarões no Grupo G da Copa

Publicado em Esporte

O técnico da Seleção Brasileira afirmou depois da vitória por 4 x 0 contra a Bolívia pela última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo que o sentimento após o cumprimento de mais uma etapa é de paz.  O tempo de trabalho aquieta o coração de Tite e se apresenta como o principal trunfo para os duelos com Sérvia, Suíça e Camarões no Grupo G.

Tite é o quarto técnico mais estável entre os 29 classificados para a Copa — outros três serão conhecidos em junho nas últimas repescagens. No cargo há cinco anos e nove meses, o tempo de mandato na Seleção Brasileiro só perde para os quase 10 anos de Didier Deschamps (França) e os sete de Fernando Santos (Portugal) e Aliou Cissé (Senegal).

A estabilidade do comandante verde-amarelo é uma eternidade na comparação com os concorrentes da chave. Tite acumula 72 jogos à frente da Seleção. Nenhum dos três concorrentes da chave contabiliza 15 partidas no emprego. Em tese, essa diferença pode ser uma ferramenta para os confrontos da fase de grupos.

Adversário do Brasil na estreia, em 24 de novembro, às 16h, no Lusail Stadium, o treinador da Sérvia, Dragan Stojkovic, assumiu a prancheta em 3 de março do ano passado. Deu tempo de acumular 14 jogos: nove vitórias, três empates e duas derroas em amistosos contra Japão (0 x 1) e a Dinamarca (0 x 3). Os resultados mais expressivos do curto período de trabalho foram os empates por 2 x 2 com Portugal, em casa, e o triunfo de virada por 2 x 1, fora, pelas Eliminatórias. O placar garantiu a Sérvia na Copa e mandou Portugal para a respescagem.

 

Jogos no cargo

  • Tite (Brasil): 72 (5 anos e nove meses)
  • Dragan Stojkovic (Sérvia): 14  (1 ano e 1 mês)
  • Murat Yakin (Suíça): 9 (8 meses)
  • Rigobert Song (Camarões): 2 (1 mês)

 

Murat Yakin assumiu a Suíça em 9 de agosto de 2021. Herdou o cargo de Vladimir Petkovic. O novo trabalho tem apenas nove partidas. São quatro vitórias, quatro empates e uma derrota no amistoso contra a Inglaterra, uma das favoritas ao título. A campanha invicta nas Eliminatórias com empates por 0 x 0 e 1 x 1 diante da Itália confirmaram a presença na Copa e despacharam a Squadra Azzurra para a repescagem contra a Macedônia do Norte.

O trabalho de Camarões é o mais preliminar entre as seleções do Grupo G. Os Leões Indomáveis eram comandados pelo português Toni Conceição. A eliminação em casa nas semifinais da Copa Africana de Nações encerrou o contrato de quatro anos. Rigobert Song, com passagem pelo Liverpool, West Ham e Galatasaray nos tempos de zagueiro assumiu a tempo de protagonizar a classificação dramática para a Copa na repescagem contra a Argélia.

Song largou rapidamente o elenco sub-23 para tocar a seleção principal de Camarões. Perdeu o jogo de ida por 1 x 0, mas  eliminou a Argélia em uma prorrogação épica na casa do rival.

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf