Jonas Goleador do Português com 18 gols, Jonas não é convocado para a Seleção desde 2012

Tem brasileiro artilheiro em uma das sete principais ligas da Europa. Mas a Seleção não dá nada por ele desde 2012…

Publicado em Sem categoria

Ele foi eleito o pior atacante do mundo em 2009, pelo jornal catalão Mundo Deporitvo, por causa de uma sequência de gols perdidos com a camisa do Grêmio na partida contra o Boyacá Chicó, pela Copa Libertadores da América. Mas também foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2010, da Taça de Portugal na temporada de 2014/2015 e lidera sozinho a lista de goleadores do Campeonato Português em 2015/2016.

Em tempos de busca desesperada por um camisa 9, Jonas é o único brasileiro no topo da artilharia em uma das sete principais ligas da Europa. Aos 31 anos, o jogador do Benfica tem 18 gols em 18 jogos — média de um por jogo na liga lusitana, mas ninguém, ou melhor, Dunga, não está nem aí pra isso. Jonas não é convocado pela Seleção Brasileira desde 10 de setembro de 2012, quando substituiu Neymar na goleada por 8 x 0 sobre a China, no Arruda, em Recife.

Além de Jonas, o terceiro melhor do mundo, Neymar, tem chance de terminar a temporada europeia na artilharia de uma liga nacional. O camisa 11 do Barcelona está a dois gols de Luis Suárez, líder isolado no Campeonato Espanhol com 18 bolas na rede.

Em outras cinco ligas, nada de brasileiro na briga pela artilharia. No Campeonato Inglês, Jamie Vardy (Leicester City) e Lukaku dividem a artilharia com 15 gols. Na Itália, o argentino Higuaín está disparado com 20 gols. Atrás dele, mas bem distante, aparece o brasileiro naturalizado italiano Éder Martins, com 11. Na Alemanha, o gabonês Aubameyang soma 18 gols. Zlatan Ibrahimovic comanda o ranking de artilheiros do Campeonato Francês com 16 gols. No Campeonato Holandês, Luuk de Jong e Dirk Kuyt dividem a artilharia com 14 gols.

Para quem já deu chance a jogadores em atividade na China, nos Emirados Árabes Unidos e na Ucrânia, não custa nada ao menos testar o Jonas nas próximas convocações da Seleção. O Campeonato Português está longe de arrancar suspiros, mas deve ser melhor do que o Campeonato Chinês, o Campeonato dos Emirados Árabes, entre outros. E como.

 

Artilheiros das 7 principais ligas da Europa

Campeonato Alemão: Aubameyang (Borussia Dortmund), 18 gols

Campeonato Espanhol: Luis Suárez (Barcelona), 18 gols

Campeonato Francês: Ibrahimovic (PSG), 16 gols

Campeonato Holandês: Luuk de Jong (PSV) e Dirk Kuyt (Feyenoord), 14 gols

Campeonato Inglês: Jamie Vardy (Leicester City) e Lukaku, 15 gols

Campeonato Italiano: Higuaín (Napoli), 20 gols

Campeonato Português: Jonas (Benfica), 18 gols