A pré-temporada deveria ser aliada dos principais clubes do país. Nesta, é vilã. Dos 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro, cinco, ou seja, um quarto, estão eliminados — em fevereiro — de competições nacionais ou internacionais. Levando em conta que, para o calendário da CBF, o ano do futebol começou em 22 de janeiro, tudo isso acontece com menos de um mês. Dos cinco, dois demitiram treinadores.
O Fluminense é a nova vítima. Empatou em casa por 1 x 1 com o Unión La Calera no jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana. Na volta, empatou por 0 x 0 e deu adeus ao torneio continental do qual foi vice-campeão em 2009 ao perder a final para a LDU. Apesar do vexame, não vejo motivo para interromper o trabalho de Odair Hellmann.
É preciso ter muita calma nessa hora. A paciência do Corinthians com Tiago Nunes, por exemplo. O treinador recém-contratado fracassou na tentativa de classificar o time paulista para a fase de grupos da Libertadores, mas o time evolui. Os indicativos são bons.
O Coritiba também escolheu esperar. Eduardo Barroca nem deu a cara dele ao time e está sob pressão. O Coxa foi eliminado da Copa do Brasil pelo Manaus, vice-campeão da Série D no ano passado. O ex-comandante do Atlético-GO e do Botafogo está prestigiado.
Roger Machado também. Eliminado pelo River na primeira fase da Copa do Brasil, o comandante do Bahia precisa avançar na Copa Sul-Americana para salvar o emprego. Venceu o jogo de ida por 3 x 0, na Arena Fonte Nova, e só precisa administrar a vantagem no confronto de volta agendado para a próxima quarta-feira.
A diretoria do Sport não perdoou Guto Ferreira. O treinador que levou o Leão da Ilha de volta à Série A consumiu todos os créditos ao perder para o Brusque na primeira fase da Copa do Brasil. Daniel Paulista herdou a prancheta.
Outros três times da Série A flertam com o perigo e podem ser eliminados precocemente da Copa Sul-Americana. Atlético-MG e Goiás estão em desvantagem contra Sol de América e Unión Santa Fe, respectivamente. O Vasco tem vantagem mínima contra o Oriente Petrolero. Na pior das hipóteses, a semana pode terminar com nove clubes da Série A eliminados precocemente de competições nacionais ou internacionais. Portanto, Rafael Dudamel, Ney Franco e Abel Braga que se cuidem.
O Botafogo do técnico recém-contratado Paulo Autuori enfrenta o Náutico nesta quarta pela segunda fase da Copa do Brasil. É outro grande sob risco se despedir cedo demais de uma possibilidade de título. Basta lembrar o drama do duelo contra o Caxias.
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/20