Súmula do Fla-Flu demora nove horas para ser publicada; compare com os outros jogos da rodada

Publicado em Esporte

A demora na publicação da súmula eletrônica do árbitro Sandro Meira Ricci sobre o Fla-Flu da noite de quinta-feira em Volta Redonda pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro pode aumentar a polêmica e dar mais combustível para o pedido de investigação da diretoria tricolor. Outros dois jogos iniciados às 21h de ontem — São Paulo x Santos e Grêmio x Atlético-PR — tiveram o documento publicado no site da CBF no máximo até 00h42 desta sexta. A súmula de Ricci só entrou no ar no site da entidade às 8h26, praticamente nove horas depois do encerramento da partida. Atraso considerável levando em conta que há suspeita de que a decisão crucial da partida, o gol em impedimento do zagueiro tricolor Henrique, pode ter sido tomada por influência externa de imagens — o que é proibido pela Fifa. A criação da súmula eletrônica foi justamente com a intenção de dar celeridade à publicação. O blog levantou o tempo de publicação da súmula dos 10 jogos da 30ª rodada. Nenhum demorou tanto (compare ao fim do post). Santa Cruz Cruz x Corinthians, por exemplo, começou às 21h45 de quarta-feira. A súmula estava no ar 1h06 da madrugada.

Sandro Meira Ricci demorou quase nove horas para registrar a súmula eletrônica — até dois anos atrás era preenchida à mão. Apesar de ter a madrugada inteira para se justificar, não explica e muito menos se aprofunda no lance decisivo da partida. No campo ocorrências/Observações, o árbitro diz apenas que o “o jogo foi paralisado por 10 minutos pelos atletas de ambas as equipes terem protestado contra a decisão da arbitragem em um lance de impedimento (o gol de Henrique, do Fluminense)”.

Em momento algum o árbitro explica o lance de impedimento, ou seja, o motivo que o levou a validar o gol do Fluminense e anular a marcação correta do auxiliar; e depois de recuar na decisão e anular o gol do Fluminense e se render à marcação acertada do bandeira. Há suspeita de que houve influência externa na decisão — Ricci teria sido informado de que a tevê mostrava impedimento no lance. O presidente do Fluminense, Peter Siemsen, já avisou que pedirá a anulação do Fla-Flu de Volta Redonda e o mandatário rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, diz não acreditar no cancelamento de um jogo para que o tricolor seja beneficiado por um lance irregular.

Ricci explica apenas o cartão amarelo aplicado no lateral-direito Wellington Silva durante a confusão que paralisou o jogo a partir dos 40 minutos do segundo tempo. “Reclamar, protestar (verbalmente ou por gestos) ostensiva e ofensivamente contra decisão da arbitragem”, escreve Ricci.

Quanto tempo demorou a publicação das súmulas na 30ª rodada

Chapecoense 3 x 0 Sport
Início: 11h
A súmula entrou no ar: 14h10

Coritiba 0 x 0 Figueirense
Início: 19h30
A súmula entrou no ar: 22h19

Santa Cruz 2 x 4 Corinthians
Início: 21h45
A súmula entrou no ar: 01h06

Botafogo 1 x 0 Internacional

Início: 21h45
A súmula entrou no ar: 0h35

Palmeiras 0 x 0 Cruzeiro

Início: 19h30
A súmula entrou no ar: 22h36

Ponte Preta 2 x 0 Vitória

Início: 19h30
A súmula entrou no ar: 22h20

Atlético-MG 3 x 0 América-MG

Início: 19h30
A súmula entrou no ar: 21h44

São Paulo 0 x 1 Santos
Início: 21h
A súmula entrou no ar: 00h02

Grêmio 1 x 0 Atlético-PR
Início: 21h
A súmula entrou no ar: 23h42

Fluminense 1 x 2 Flamengo
Início: 21h
A súmula entrou no ar: 8h26