O sorteio da fase de grupos da Libertadores nesta segunda-feira, às 21h (de Brasília), em Luque, no Paraguai, sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), indica que os países do nosso continente estão virando alternativa de trabalho para técnicos brasileiros diante da crescente contratação de profissionais estrangeiros no mercado nacional. O Campeonato Brasileiro de 2023, por exemplo, começará, em 9 de abril, com 10 treinadores importados vinculados aos 20 times da primeira divisão: oito portugueses e dois argentinos.
Campeão brasileiro à frente do Botafogo em 1995 e bi da Libertadores por Cruzeiro (1997) e São Paulo (2005), o técnico Paulo Autuori comandará o Atlético Nacional nesta edição do torneio. O time colombiano está no Pote 2 do sorteio com Libertad, Internacional, Barcelona de Guayaquil, Racing, Corinthians, Colo-Colo e Fluminense.
Paulo Autuori é um dos treinadores brasileiros mais respeitados e requisitados na América do Sul. Comandou a seleção do Peru de 2003 a 2005 e acumula passagens por times como Sporting Cristal, Alianza e o próprio Atlético Nacional na temporada de 2019. Foi, inclusive, campeão peruano pelos dois clubes em que trabalhou nas edições de 2001 e de 2002.
Tiago Nunes levou o Athletico-PR aos títulos da Copa do Brasil (2019) e da Sul-Americana (2018). A mudança de patamar abriu portas em times grandes como Corinthians e Grêmio, porém uma sequência de maus trabalhos e demissões, a última delas no Ceará, tirou o treinador da lista de prioridades dos clubes brasileiros. A solução foi romper fronteiras e abrir novas portas.
O gaúcho de Santa Maria comandará o Sporting Cristal na Libertadores. O time peruano mandou bem na Pré-Libertadores. Tiago Nunes ajudou a equipe a desbancar o Nacional do Paraguai na segunda fase e superou o Huracán da Argentina na terceira etapa eliminatória. O elenco é o mais valioso do futebol peruano. Avaliado em 13,8 milhões de euros, tem média de idade de 24,8 anos. O elenco tem os brasileiros Brenner e Ignácio.
Vice-campeão em 1997 ao perder a final para o Cruzeiro, o Sporting Cristal entrou no Pote 4 com Deportivo Pereira, Ñublense, Patronato, Atético-MG, Cerro Porteño e Independiente Medellín. Qualquer cenário será complicadíssimo para a turma de Tiago Nunes.
Apostar em mercados alternativos como Colômbia e Peru pode ser uma tendência nos próximos anos da Libertadores. O mercado brasileiro tem sido cada vez mais invadido por treinadores de fora do país e os últimos desfechos do torneio alimentam a busca por professores europeus. Os portugueses conquistaram três das últimas duas Liberadores, uma com Jorge Jesus (Flamengo) em 2019 e duas de Abel Ferreira (Palmeiras) em 2020 e 2021. Dorival Júnior quebrou a sequência na temporada passada ao guiar o Flamengo ao tricampeonato contra o Athletico-PR.
Os 32 classificados para o sorteio de hoje, às 21h
Pote 1
Flamengo (Brasil)
River Plate (Argentina)
Palmeiras (Brasil)
Boca Juniors (Argentina)
Nacional (Uruguai)
Athletico-PR (Brasil)
Independiente del Valle (Equador)
Olimpia (Paraguai)
Pote 2
Libertad (Paraguai)
Atlético Nacional (Colômbia)
Internacional (Brasil)
Barcelona (Equador)
Racing (Argentina)
Corinthians (Brasil)
Colo Colo (Chile)
Fluminense (Brasil)
Pote 3
Bolívar (Bolívia)
The Strongest (Bolívia)
Melgar (Peru)
Alianza Lima (Peru)
Argentinos Juniors (Argentina)
Metropolitanos (Venezuela)
Aucas (Equador)
Monagas (Venezuela)
Pote 4
Liverpool (Uruguai)
Deportivo Pereira (Colômbia)
Ñublense (Chile)
Patronato (Argentina)
Atlético-MG (Brasil)
Sporting Cristal (Peru)
Cerro Porteño (Paraguai)
Independiente Medellín (Colômbia)
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf