PC Gusmao Paulo César Gusmão foi uma das vítimas da degola afiada no Campeonato Português: Foto: Instagram

Campeonato Português demite técnicos como se fosse o Brasileirão

Publicado em Esporte

Portugal é o atual campeão da Eurocopa. Tem o melhor jogador do mundo: Cristiano Ronaldo. Comemora dois técnicos em alta nas duas principais competições de clubes do Velho Mundo, Leonardo Jardim, do Monaco, na Champions League; e José Mourinho, do Manchester United, na Europa League. Mas o Campeonato Português mostra que a vida dos professores do outro lado do Oceano Atlântico lembra — e muito — os perrengues vividos pelos treinadores brasileiros aqui na ex-colônia. Dos 18 clubes da elite lusitana, apenas cinco ainda não trocaram de comandante em 2016/2017. Qualquer semelhança com o Brasileirão é mera coincidência…

 

Desde o início da temporada, apenas Porto, Benfica, Sporting, Vitória de Guimarães e Vitória de Setúbal apostam na continuidade dos seus treinadores. Até a 26ª rodada, o Campeonato Português acumula 15 trocas de treinadores. O Estoril, por exemplo, teve três comandantes diferentes: o brasileiro Fabiano Soares, Pedro Gómez Carmona e Pedro Emanuel. Campeão da Copa da Liga de Portugal, o Moreirense contou com Pepa, Augusto Inácio e agora Petit.

 

Comandante do Madureira no Campeonato Carioca, Paulo César Gusmão começou a temporada europeia à frente do Marítimo, liderado agora por Daniel Ramos. PC Gusmão chegou a constar na lista de possíveis substitutos de Cristóvão Borges no Vasco.

 

Paulo César Gusmão passou apenas três meses e meio no Marítimo. A justificativa para a saída do treinador foi daquelas de entrar para o folclore do futebol. “A administração reconhece a falha da sua aposta, feita, obviamente, na perspectiva do melhor para as cores maritimistas”, disse o comunicado do clube à época.

 

Líder isolado do Campeonato Português, o Benfica segue fiel a Rui Vitória. Segundo colocado, o Porto não abre mão de Nuno Espírito Santo. Terceiro na classificação, o Sporting conta com Jorge Jesus. Quarto, o Sporting Braga abriu mão de José Peseiro para ter Jorge Simão. No meio da tabela, em 12º lugar, o Vitória de Setúbal mantém a estabilidade de José Couceiro.

 

Assim como no Brasil, o Campeonato Português protagoniza situações inusitadas. Pepa começou o Lusitanão à frente do Moreirense e hoje está no Tondela. Petit, ex-Tondela, é o atual comandante do Moreirense. Resumo do troca-troca: o Tondela é o lanterna do Nacional e o Moreirense ocupa o 16º lugar, uma posição acima da zona de rebaixamento.