Sampaio Sampaio Corrêa é campeão das séries B, C e D, sonho de consumo do Brasiliense. Foto: Bruno Alves Sampaio Corrêa é campeão das séries B, C e D, sonho de consumo do Brasiliense. Foto: Bruno Alves

Sétima vitória seguida turbina sonho do Brasiliense de repetir feito do Sampaio Corrêa

Publicado em Esporte

Aos poucos, o Brasiliense se credencia a ser o segundo time do país a conquistar o título das três divisões inferiores do Campeonato Brasileiro – apenas o Sampaio Corrêa-MA conseguiu a proeza ao faturar as séries D (2012), C (1997) e B (1972). O time do DF tem a C (2002) e a B (2004).

A vitória deste sábado por 3 x 0 sobre o Atlético-BA, gols de Diogo, Maicon Assis e Luquinhas, é a sétima consecutiva do atual vice-campeão do Distrito Federal na Série D do Campeonato Brasileiro. Mais do que tomar a liderança do arquirrival Gama, desde que o alviverde não vença a Caldense neste domingo, em Minas Gerais, o Brasiliense mostra evolução.

São nove triunfos consecutivos desde a derrota por 2 x 1 para o Gama na segunda rodada da fase de grupos da quarta divisão. Há mudanças importantes no time comandado por Edson Souza. O time titular na vitória sobre o Atlético-BA só tem quatro remanescentes da perda do título candango para o Gama naquele 29 de agosto, no Bezerrão.

As peças estão se encaixando. Acho apenas que a média de idade do time continua elevada na comparação com parâmetro dos últimos 12 times que subiram para a Série C levantado pelo blog. Os mais velhos na partida contra o Atlético-BA são o goleiro Fernando Henrique (36) – a idade não é problema nesta posição – e o atacante Zotti (35). Juventude é relevante neste setor.

No próximo fim de semana, o Brasiliense terá o penúltimo ensaio antes do teste derradeiro para a capacidade do time na fase de mata-mata. A tendência é que o time decida o primeiro lugar do Grupo A6 contra o Gama, no próximo dia 21, no Serejão, em Taguatinga. O duelo vale a possibilidade de enfrentar um adversário mais fraco no início da etapa eliminatória, mas, também, a demonstração de força da equipe remontada por Edson Souza.

O Gama é o principal concorrente nesta chave. Portanto, derrotar o alviverde, que só tem duas derrotas em 46 jogos sob o comando de Vilson Tadei, pode aumentar a autoestima e o respeito ao campeão das séries C (2002) e B (2004) em busca do sonho do terceiro título nacional.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf