O G4 da Série B do Campeonato Brasileiro é um tributo à expressão “rei do acesso”. A quatro rodadas do fim, Coritiba, Chapecoense, Remo e Goiás têm times comandados por especialistas na arte de catapultar times para a elite nem que seja uma vez na carreira.
Líder da segunda divisão, o Coritiba é comandado pelo técnico Mozart Santos. O protagonista do acesso do Mirassol no ano passado resistiu bravamente à queda do time na primeira fase da Copa do Brasil deste ano contra o Ceilândia, no Abadião.
O êxito com o time do interior paulista está prestes a passar por um upgrade. Em 2024, ele foi vice-campeão da Série B. Neste ano, desponta como favorito a levar o time ao título.
Segunda colocada, a Chapecoense confia no passado de Gilmar Dal Pozzo. Ele alçou o time catarinense à Série B em 2012, e à Série A em 2013. A fé está depositada nele novamente para a consolidação do acesso nas últimas quatro rodadas do torneio nacional. Como diria o Apolinho Washington Rodrigues, briga de cachorros grandes por quatro vaga à Série A. Quem leva?
Guto Ferreira tem seis partidas no Remo e coleciona seis vitórias consecutivas. O Leão do Norte ocupa a terceira colocação sob a batuta do protagonista de quatro acessos. Subiu Ponte Preta (2014), Bahia (2016), Internacional (2017) e Sport (2019).
No acesso colorado, Guto Ferreira foi demitido a três rodadas do encerramento. Odair Hellmann concluiu a campanha. O sucessor comanda o Athletico-PR nesta Série B. O Furacão está na briga pelo acesso na sétima posição, a dois pontos do G4.
A quarta posição é do Goiás. Fabio Carille tem expertise em títulos na Série A e na Série B. Levou o Corinthians à taça em 2017 na elite e participou da campanha do Santos na segunda divisão no ano passado. Herdou a prancheta de Vágner Mancini no Goiás e segurou a quarta colocação ao término da 34ª rodada.
Quem ronda o G4 também tem história de acessos. Comandante do Novorizontino, Enderson Moreira levou Goiás (2012), América-MG (2017) e Botafogo (2021) ao título da Série B.
Odair Hellmann consolidou o acesso do Internacional em 2017 depois da saída de Guto Ferreira.
O Criciúma é liderado por Eduardo Baptista, O filho de Nelsinho iniciou a trajetória de ascensões sucessivas do Mirassol com a conquista da Série D em 2020.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf

