Aliou Cissé: de capitão de Senegal na Copa de 2002 a técnico em 2018. Foto: Khaled Desouki/AFP
Aliou Cissé acaba de fazer história. Capitão de Senegal na histórica campanha na Copa de 2002, classifica os Leões de Teranga para o Mundial de 2002 como técnico. Mas não é só. No momento, ele é o treinador mais jovem entre os 24 garantidos na Rússia. Nasceu em 24 de março de 1976. Portanto, tem 41 anos. Ele só perderá o posto de caçula se o norte-americano Anthony Patrick Hudson, 36, classificar a Nova Zelândia na repescagem internacional diante do Peru.
A idade de Aliou Cissé é insuficiente para quebrar o recorde. O treinador mais jovem a trabalhar em uma Copa do Mundo foi Juan Jose Tramutola, que tinha 27 anos e 267 dias quando estreou na Copa de 1930, no Uruguai, à frente da Argentina. Gyorgu Orth, da Hungria, vem logo atrás com 29 anos e 77 dias na estreia no mesmo Mundial.
Aliou Cissé é uma espécie de Dunga do Senegal. Iniciou a carreira direto na seleção, mas em uma função com menos status. Começou a carreira como assistente da seleção sub-23 há cinco anos. Ocupou o cargo até 2015. Ajudou o time a chegar às quartas de final nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 no papel de auxiliar. Avançou ao mata-mata em segundo lugar numa chave que tinha a anfitriã Grã-Bretanha, o Uruguai e os Emirados Árabes Unidos. Na época, colaborava com o técnico Joseph Koto.
Senegal volta a disputar a Copa do Mundo após um sucesso bem recente. O país chegou às semifinais do Mundial Sub-20 de 2015. Caiu diante do Brasil, de Rogério Micale. Na decisão do terceiro lugar, perdeu para Mali, por 3 x 1. Dois jogadores daquele elenco estavam em Polokwane nesta sexta-feira na vitória por 2 x 0 sobre a África do Sul. Adama Mbengue e Moussa Wagué foram convocados para as últimas rodadas das Eliminatórias da África.
Sensação da Copa de 2002, inclusive com um golaço estilo tiki-taka contra a Dinamarca (veja o vídeo ao fim do post), Senegal avançou em segundo lugar no Grupo A. A chave tinha dois campeões mundiais. A Dinamarca terminou em primeiro. França e Uruguai deram adeus ao torneio. Nas oitavas de final, Senegal desbancou a Suécia por 2 x 1 na prorrogação. Nas quartas, perdeu para a Turquia. Mesmo assim, igualou a melhor campanha da história da África na Copa do Mundo. Camarões (1990) e Gana (2010) também chegaram às quartas e foram eliminados, respectivamente, por Inglaterra e Uruguai.
AS SELEÇÕES CLASSIFICADAS E A IDADE DOS TÉCNICOS
Senegal – Aliou Cissé (41)
Sérvia – Mladen Krstajic (43)
Bélgica – Roberto Martínez (44)
Inglaterra – Gareth Southgate (47)
Coreia do Sul – Shin Tae-Yong (48)
França – Didier Deschamps (49)
Islândia – Heimir Hallgrímsson (50)
Espanha – Julen Lopetegui (51)
Costa Rica – Óscar Ramírez (52)
Rússia – Stanislav Cherchesov (54)
Brasil – Tite (56)
México – Juan Carlos Osorio (56)
Argentina – Jorge Sampaoli (57)
Alemanha – Joachim Löw (57)
Arábia Saudita – Edgardo Bauza (59)
Polônia – Adam Nawalka (60)
Egito – Héctor Cúper (61)
Panamá – Hernán Darío Gómez (61)
Portugal – Fernando Santos (63)
Irã – Carlos Queiroz (64)
Nigéria – Gernot Rohr (64)
Japão – Vahid Halilhodzic (65)
Colômbia – José Pekerman (68)
Uruguai – Óscar Washington Tabárez (70)
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…