201504-33475585 O senador Otto Alencar é baiano e amigo do presidente destituído da CBF. Foto: Marcos Oliveira/Ag. Senado O senador Otto Alencar é baiano e amigo do presidente destituído da CBF. Foto: Marcos Oliveira/Agencia Senado

Senador Otto Alencar explica ação do PSD no STF por Ednaldo Rodrigues

Publicado em Esporte

Aos 76 anos, o senador Otto Alencar é daqueles que não costuma deixar amigo sozinho na guerra. Ex-governador da Bahia, terra do conterrâneo Ednaldo Rodrigues, ele comprou a briga do presidente destituído da CBF e sugeriu aos advogados do Partido Social Democrático (PSD) a apresentação de uma ação no Supremo Tribunal Federal pela recondução do dirigente ao cargo. A CBF é tocada interinamente pelo presidente do STJD, José Perdiz de Jesus. Para a Fifa, quem manda é o diretor mais velho da entidade, Hélio Menezes, segundo documento assinado pela Fifa e a Conmebol. Na entrevista a seguir ao blog, o parlamentar explica o movimento partidário em defesa de Ednaldo Rodrigues e faz duras críticas ao ato classificado por ele como “armação ardilosa”.

 

O que motivou o PSD a apresentar ação no STF pela volta de Ednaldo Rodrigues à presidência da CBF?
A ação injusta, sem sustentação jurídica, do desembargador do Rio de Janeiro. A eleição (de março de 2022) foi limpa. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva não existe? Isso é matéria do STJD. O TJRJ não o endereço certo para julgamento. Lamentavelmente isso aconteceu. Como o partido tem advogados, nós resolvemos acionar o STF.

 

Qual é a sua expectativa?
A Fifa mandou carta contestando a decisão do TJRJ em um flagrante desrespeito à lei. Isso foi uma armação ardilosa.

 

Houve ação no TJRJ, no STJ e agora no STF. O senhor não teme que a Fifa puna a CBF por recorrentes movimentos na Justiça comum?
O verbo temer não existe para mim. A minha expectativa é pelo cumprimento da lei. Estou invocando a lei.

 

A aproximação do senhor com o presidente Ednaldo Rodrigues pode ajudar ou atrapalhar?
Não há lobby. Nunca dependi de futebol. Estou fazendo com muita isenção Conheço a lisura dele ao se portar. Ele tem muito respaldo aqui na Bahia. Estamos todos unidos por ele. Eu, o (senador) Jacques Wagner e outros deputados.

 

Como é a sua relação de amizade com o Ednaldo Rodrigues?
Ele é baiano. Foi presidente da Federação do nosso Estado. Torcemos pelo mesmo time, o Vitória. Ednaldo Rodrigues é uma pessoa amiga. Nunca pedi nada. Sou apenas amigo dele e queremos uma decisão contra esse ato ilegal e estúpido.

 

O ministro Luiz Fux se considerou impedido de apreciar a ação porque o filho dele já trabalhou para a CBF…
Todo respeito pela decisão.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf