A Seleção Brasileira se apresenta nesta segunda-feira para as últimas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa da Rússia-2018 com seus três homens de frente em alta no fim de semana do futebol europeu. Coutinho, Neymar e Jesus (seria o trio CNJ?) foram decisivos nas partidas dos seus clubes no Campeonato Francês e no Campeonato Inglês. Juntos, eles têm 17 gols e 9 assistências na temporada de 2017/2018 do Velho Continente.
No sábado, Neymar fez um golaço de falta, cobrou pênalti com perfeição e deu assistência para o (ex) desafeto Cavani na goleada por 6 x 2 sobre o Bordeaux. O início de temporada do camisa 10 é impressionante: oito gols e sete assistências em oito partidas com a camisa do Paris Saint-Germain. Média de um gol por partida. O centroavante uruguaio tem desempenho à altura do concorrente, com 11 gols em 11 jogos.
Ainda no sábado, Gabriel Jesus fez toda a diferença no triunfo do Manchester City sobre o Chelsea em Stamford Bridge. O brasileiro participou da trama do gol da vitória ao dar o passe para o belga De Bruyne marcar um golaço e garantir a liderança da Premier League. Gabriel Jesus tem cinco gols — quatro no Inglês e um na Champions League — e uma assistência em nove jogos neste início de temporada. Um início animador, capaz de arrancar suspiros do técnico Pep Guardiola.
Philippe Coutinho também se apresentará a Tite com a bola toda. Depois de forçar a barra para acertar com o Barcelona, o meia-atacante brilhou neste domingo no empate do Liverpool por 1 x 1 com o Newcastle. Fez gol nas últimas três partidas. Neste domingo, deixou o dele no St. James Park. No meio de semana, havia marcado na Rússia, diante do Spartak Moscou. E na partida anterior cobrou pênalti no triunfo por 3 x 2 sobre o Leicester pelo Campeonato Inglês. Até o momento, são quatro gols e uma assistência em seis exibições na temporada de 2016/2017.
O TRIO CNJ DA SELEÇÃO NA TEMPORADA 2017/2018
- Coutinho (Liverpool): 4 gols (2 no Inglês+ 1 na Copa da Liga+1 na Champions) e 1 assistência em 6 jogos
- Neymar (PSG): 8 gols (6 no Francês+2 na Champions) e 7 assistências em 8 jogos
- Jesus (Manchester City): 5 gols (4 no Inglês+1 na Champions) e 1 assistência em 9 jogos
Neymar, Gabriel Jesus e Philippe Coutinho são três intocáveis no time titular de Tite. Faltam substitutos à altura. Quando a Seleção não tiver Neymar, o candidato natural a assumir o papel de protagonista é Coutinho. Quando não contar com Coutinho, Tite já deixou claro que Willian ocupará a função. Não chega a ser um Coutinho, mas é um excelente estepe.
A pergunta que não quer calar e talvez tenha resposta nas últimas duas rodadas das Eliminatórias é quem será capaz de assumir a reserva de Gabriel Jesus. Roberto Firmino continua sendo o suplente natural, mas é bom ele se cuidar. Diego Tardelli foi convocado, corre por fora. Diego Souza, ao que parece, ficou pelo caminho. Com o perdão do batido trocadilho, por enquanto, no que diz respeito à camisa 9 da Seleção, só Jesus salva!
Nas partidas contra a Bolívia e o Chile, Neymar e Gabriel Jesus tentarão desencantar. Ambos passaram em branco nos duelos contra o Equador e a Colômbia na rodada anterior. Em Porto Alegre, Philippe Coutinho saiu do banco para balançar a rede. Paulinho também fez o dele. Em Barranquilla, Willian, o reserva de Coutinho, balançou a rede no empate por 1 x 1.