51233548295_ae2b69a741_c Neymar e companhia desembarcarão no sábado e não treinarão na cidade. FotoL Lucas Figueiredo/CBF Neymar e companhia desembarcarão em Brasília no sábado e não treinarão na cidade. FotoL Lucas Figueiredo/CBF

Seleção chegará ao DF na véspera da abertura da Copa América; Venezuela desembarca hoje

Publicado em Esporte

Protagonistas da abertura da Copa América neste domingo, às 18h, no Mané Garrincha, Brasil e Venezuela desembarcarão na cidade sede do jogo em dias opostos. Com a flexibilização da logística por parte da Conmebol devido à pandemia, os anfitriões chegarão a Brasília na véspera da partida, prazo limite autorizado pela entidade máxima do futebol sul-americano.

A equipe vinotinto preferiu viajar antes. O voo fretado pousará às 23h no Aeroporto Internacional JK, a delegação ficará concentrada no Brasília Palace, a partir desta madrugada, e tem treinos previstos para o estádio do Defelê, na Vila Planalto, casa do Real Brasília, sem acesso à imprensa. O Brasil se reapresentará na sexta-feira, em São Paulo, treinará na capital paulista e só chegará à capital do país no sábado, ou seja, não haverá atividade em Brasília. O Centro de Treinamento do Brasiliense, no Setor de Clubes Sul, está reservado para atividade da Seleção.

O blog apurou que a CBF se movimenta para blindar o elenco de visitas das diferentes correntes ideológicas e políticas, principalmente, durante a passagem pela capital do país. O plano é evitar divididas e tensões extracampo como as que aconteceram antes das partidas contra Equador e Paraguai pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2022.  Passagens da delegação pela cidade costumam atrair romarias de políticos, inclusive do presidente da República, a encontros com a delegação. Foi assim, por exemplo, depois do amistoso contra o Qatar, no Mané Garrincha, em 2019.

Organizada a toque de caixa depois da transferência do torneio da Argentina e da Colômbia para o Brasil, a Copa América autorizou as seleções a chegar no local das partidas até a véspera de cada confronto. A Argentina, por exemplo, ficará concentrada no Centro de Treinamento de Ezeiza, próximo do aeroporto Internacional. De lá, fará voos bate-volta Argentina-Brasil-Argentina para as exibições no Rio de Janeiro, Brasília e Cuiabá na fase de grupos.

A Bolívia escolheu chegar antes ao Brasil. Aterrissou na noite de quarta-feira, em Goiânia, e está concentrada para a estreia contra o Paraguai na segunda-feira, no Estádio Olímpico. De lá, embarcará rumo a Cuiabá para a segunda exibição no torneio contra o Chile.

A Conmebol flexibilizou a logística das seleções no último domingo. No mundo sem pandemia, as seleções deveriam ficar todas concentradas no país sede do torneio, como foi, por exemplo, na Copa América 2019. No novo normal, a decisão é de cada país fazer o mesmo que a Argentina, ou seja, bate-volta durante todo o torneio, ou se instalar no Brasil do início ao fim.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf