Bayern Neymar comemora classificação contra o atual campeão Bayern de Munique. Foto: Franck Fife/AFP Neymar comemora classificação contra o atual campeão Bayern de Munique. Foto: Franck Fife/AFP

Segunda classificação seguida para semi da UCL divide história do PSG em pré e pós-Neymar

Publicado em Esporte

Já podemos afirmar que há um Paris Saint-Germain pré-Neymar e outro pós-Neymar. Nunca antes na história o clube francês cinquentão havia se classificado duas vezes para as semifinais da Liga dos Campeões da Europa. Os xeques da Qatar Sports Investments (QSI) pagaram caro por isso. Desembolsaram 222 milhões de euros pelo jogador mais caro de todos os tempos e o time está pela segunda temporada consecutiva entre os quatro melhores do continente. Sim, Mbappé é o cara na campanha deste ano, mas Neymar é a referência da parceria iniciada na contratação bombástica de 2017.

Antes da Era Neymar, o PSG só havia chegado às semifinais uma vez. Foi eliminado pelo Milan na temporada de 1994/1995, quando Raí, Ricardo Gomes, Valdo, Weah e Ginola vestiam a camisa do clube. Nem Ronaldinho Gaúcho conseguiu isso no PSG. Atual vice-campeão, o time francês marcha rumo à segunda decisão. Antes, claro, terá pela frente Manchester City ou Borussia Dortmund, mas desbancar o atual dono da taça, Bayern de Munique, é um senhor recado aos concorrentes.

Há outra boa notícia para Kylian Mbappé e Neymar. Pelo jeito, teremos um novo melhor do mundo em 2021. A Liga dos Campeões fica sem Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Robert Lewandowski. Entre os vencedores do prêmio de 2008 a 2020, resta apenas Luka Modric.

O croata do Real Madrid decidirá a passagem ou não às semifinais contra o Liverpool nesta quarta-feira. Vale lembrar que CR7 e Lewandowski ainda disputarão a Eurocopa no meio do ano para tentar a virada, mas o cenário, hoje, é muito favorável, por exemplo, a Mbappé. O francês foi decisivo nas oitavas contra o Barcelona e no duelo de ida com o Bayern.

O técnico Mauricio Pochettino também merece uma referência. Em 2019, levou o Tottenham à final inglesa contra o Liverpool. Deixou o clube, tirou anos sabáticos, topou o desafio de assumir o PSG e estã novamente entre os quatro melhores do torneio continental. A América do Sul tem, sim, bons técnicos. Mas eles são argentinos. O melhor do Brasil é Bernardinho. Em breve, vai morar em Paris, pertinho de Pochettino, mas trocará os pés pelas mãos. Comandará a seleção masculina da França nos Jogos de Paris-2024.

Por falar em técnico, o ex-comandante do PSG também está nas semifinais. Vice-campeão na temporada passada, o alemão Thomas Tuchel classificou o Chelsea para as semifinais. Campeão da Champions League em 2012, o clube londrino não ficava entre os quatro desde a eliminação contra o Atlético de Madrid na temporada de 2013/2014. Apesar da derrota por 1 x 0 para o Porto, em Sevilla, os Blues aguardam o adversário entre Real e Liverpool.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf