Secretaria Especial do Esporte troca coordenador-geral da Apfut, o conselho que fiscaliza os clubes

Publicado em Esporte

As mudanças continuam no organograma da Autoridade Pública de Governança do Futebol. Depois de ser nomeado presidente da Apfut pelo secretário especial do Esporte Marcelo Magalhães, o publicitário com experiência em marketing esportivo Thiago Brejeiro Froes decidiu trocar o coordenador-geral de fiscalização e controle.

Gilson Passos de Oliveira foi exonerado. Fernando Casagrande da Silva assume o cargo comissionado. Há afinidade profissional entre Thiago Froes e Fernando Casagrande. O escolhido para trabalhar com ele também é da área de marketing esportivo. Em um dos perfis, ele cita passagem pela coordenação desta área na Federação Paulista de Futebol no período de dezembro de 2015 a julho de 2016; e pela Adidas de novembro de 2013 a outubro de 2015.

Na última segunda-feira, o blog mostrou que o ex-jogador Deco, o técnico Dorival Júnior o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, e o diretor executivo do Red Bull Bragantino, Thiago Scuro, foram nomeados para o conselho da Apfut. A função do órgão é fiscalizar os clubes que aderiram ao Profut — a lei de responsabilidade fiscal do futebol. Com a nomeação, Fernando Casagrande da Silva será um dos responsáveis por coordenar o grupo.

Cada indicado tem um suplente. Campeão da Copa de 1994, o ex-zagueiro Ricardo Rocha é o reserva de Deco. Vágner Mancini virou estepe de Dorival Júnior. O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, substituirá Guilherme Bellintani quando necessário.

O conselho tem poder para arquivar as denúncias, advertir, dar prazo para correção ou pedir a exclusão da entidade do programa. Todos os nomeados são vinculados à secretaria especial do Esporte e ao ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni — um dos principais articuladores do governo do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Os dados mais recentes apontar que 137 associações parcelaram suas dívidas. Algumas não cumprem algumas contrapartidas. Há investigações em andamento contra Vasco e Cruzeiro.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf