Santos volta com taça do purgatório pelo qual passaram potências europeias

Compartilhe

O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro, mas também não precisa sentir vergonha. Ao contrário dos tempos de virada de mesa, abertura de champanhe e puladas de muro, o Alvinegro Praiano volta à primeira divisão como tem de ser: na bola. Também não pode ficar constrangido porque outros gigantes do Brasil e do mundo caíram e se levantaram estampando no currículo o título da segunda divisão.

Quem admirou o Manchester United dos tempos dourados de Alex Ferguson talvez não saiba que os Diabos Vermelhos são bicampeões da Série B do Campeonato Inglês. A primeira taça foi conquistada na temporada de 1935/1936. A segunda, em 1973/1974, um ano depois do rebaixamento em 1972/1973. Subiu com Aston Villa e Norwich City.

O todo-poderoso Liverpool é tetracampeão da segunda divisão inglesa. A última conquista faz tempo. O Santos de Pelé e companhia conquistava a Libertadores pela primeira vez, quando o Liverpool passava perrengue para ser campeão da Série B em 1961/1962.

Alvinegra como o Santos, a Juventus caiu para a segunda divisão do Campeonato Italiano por causa de manipulação de resultados. A Velha Senhora não somente cumpriu o castigo como voltou à elite campeã da segunda divisão na temporada de 2006/2007.

O Milan também teve dias de luta na Série B da Itália. Rebaixado pela primeira vez devido ao envolvimento em fraude de resultados, ganhou o título em 1980/1981, caiu novamente em 1981/1982 e reconquistou a segunda divisão italiana em 1982/1983. O time rossonero já tinha no currículo título dois títulos de campeão europeu em 1963 e em 1969.

Grandes da França como Paris Saint-Germain, Lyon, Monaco e Olympique de Marselha têm título na Série B. Na Alemanha, Schalke 04, Colônia, Stuttgart, Eintracht Frankfurt e Hamburgo são algumas das camisas pesadas campeãs na segunda divisão. Rebaixado na temporada de 2000/2001, o Atlético de Madrid subiu campeão em 2001/2002.

Na América do Sul, a guinada do River Plate com direito a título da Copa Sul-Americana e dois da Libertadores começa lá atrás no rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Argentina na temporada de 2010/2011. Os Millonarios cumprem a penitência na Série B e ganham o título na temporada de 2011/2012.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Grêmio, Luís Castro e os métodos de contratação dos times brasileiros

  Na gestão do futebol brasileiro, pouco se cria, quase tudo se copia. Para mim,…

9 horas atrás
  • Esporte

Como Fernando Diniz criou atalho para a virada do Vasco contra o Fluminense

O Vasco perdeu o primeiro tempo do clássico desta quinta-feira para o Fluminense porque deixou…

2 dias atrás
  • Esporte

Ex-técnico do Egito: o que Rogério Micale tem a dizer sobre o Pyramids

Protagonista da primeira medalha de ouro do Brasil no torneio de futebol masculino na história…

2 dias atrás
  • Esporte

Inter de Dorival inspirou o Corinthians de Dorival a vencer o Cruzeiro

Dorival Júnior ganhou dois títulos no Internacional: a Recopa Sul-Americana em 2011 e o Campeonato…

3 dias atrás
  • Esporte

Não existe jet lag para Arrascaeta, o cara da vitória contra o Cruz Azul

O sonolento Flamengo foi despertado por Arrascaeta na difícil estreia na Copa Intercontinental ao derrotar…

3 dias atrás
  • Esporte

Câmara Legislativa aprova criação do Programa de Apoio ao Futebol do DF (PAFDF)

  A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta quarta-feira por 20 votos em…

3 dias atrás