Campeão sem entrar em campo, o Santos receberá a taça neste domingo, na Vila. Foto: Raul Baretta/ Santos
O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro, mas também não precisa sentir vergonha. Ao contrário dos tempos de virada de mesa, abertura de champanhe e puladas de muro, o Alvinegro Praiano volta à primeira divisão como tem de ser: na bola. Também não pode ficar constrangido porque outros gigantes do Brasil e do mundo caíram e se levantaram estampando no currículo o título da segunda divisão.
Quem admirou o Manchester United dos tempos dourados de Alex Ferguson talvez não saiba que os Diabos Vermelhos são bicampeões da Série B do Campeonato Inglês. A primeira taça foi conquistada na temporada de 1935/1936. A segunda, em 1973/1974, um ano depois do rebaixamento em 1972/1973. Subiu com Aston Villa e Norwich City.
O todo-poderoso Liverpool é tetracampeão da segunda divisão inglesa. A última conquista faz tempo. O Santos de Pelé e companhia conquistava a Libertadores pela primeira vez, quando o Liverpool passava perrengue para ser campeão da Série B em 1961/1962.
Alvinegra como o Santos, a Juventus caiu para a segunda divisão do Campeonato Italiano por causa de manipulação de resultados. A Velha Senhora não somente cumpriu o castigo como voltou à elite campeã da segunda divisão na temporada de 2006/2007.
O Milan também teve dias de luta na Série B da Itália. Rebaixado pela primeira vez devido ao envolvimento em fraude de resultados, ganhou o título em 1980/1981, caiu novamente em 1981/1982 e reconquistou a segunda divisão italiana em 1982/1983. O time rossonero já tinha no currículo título dois títulos de campeão europeu em 1963 e em 1969.
Grandes da França como Paris Saint-Germain, Lyon, Monaco e Olympique de Marselha têm título na Série B. Na Alemanha, Schalke 04, Colônia, Stuttgart, Eintracht Frankfurt e Hamburgo são algumas das camisas pesadas campeãs na segunda divisão. Rebaixado na temporada de 2000/2001, o Atlético de Madrid subiu campeão em 2001/2002.
Na América do Sul, a guinada do River Plate com direito a título da Copa Sul-Americana e dois da Libertadores começa lá atrás no rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Argentina na temporada de 2010/2011. Os Millonarios cumprem a penitência na Série B e ganham o título na temporada de 2011/2012.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…