Leandro Damião andava com um saudade danada de pedir gol no Fantástico. Neste domingo, é o dia dele. Como publiquei mais cedo nas redes sociais, segundo a minha agendinha, o centroavante do Flamengo não fazia três gols no mesmo jogo desde 14 de março de 2012. O reserva de Guerrero quebrou tabu de cinco anos. Deitou e rolou na vitória sobre a Portuguesa por 5 x 1 na noite deste sábado, na estreia rubro-negra na Taça Rio. Damião fez três, Juan um e Lucas Paquetá o outro.
Pelo meu levantamento, é a sexta vez que Leandro Damião comemora um hat-trick. As três primeiras foram pelo Campeonato Gaúcho de 2011, contra Pelotas, Ypiranga e Caxias. No mesmo anos, em 11 de setembro, fez os três da goleada do Internacional sobre o Palmeiras por 3 x 0, no Pacaembu, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Dois anos depois, balançou a rede do The Strongest três vezes na goleada colorada no Beira-Rio, pela Copa Libertadores da América, em 14 de março.
Leandro Damião tem sete gols com a camisa rubro-negra — seis oficiais contra Grêmio, Chapecoense, Fluminense e Portuguesa-RJ, e um no amistoso da pré-temporada contra o Vila Nova, em Goiânia. Jogou para o time neste sábado, mas, principalmente, para ele.
O contrato vai até o meio do ano. Guerrero está arrebentando. Damião sabe que dificilmente continuará na Gávea. Ainda mais com Felipe Vizeu no seu calcanhar. A alternativa de Damião é aproveitar cada chance no time reserva, quem sabe até em um ou outro jogo no lugar de Guerrero, para aparecer na vitrine. Ele quer jogar o Campeonato Brasileiro em um time que o escale como titular. O plano B é um contrato em mais uma equipe de médio e pequeno porte na Europa.
No Brasil, Damião começou no Internacional, tentou a vida no Santos e no Cruzeiro e veio parar no Flamengo. No exterior, fez o Bétis acreditar em seu faro de gol, mas não ficou muito tempo por lá. Curiosamente, Damião foi artilheiro do Campeonato Gaúcho e da Copa Sul-Americana em 2011, do Gaúcho e dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, do Mineiro em 2015, mas não consegue se firmar em canto nenhum. Vai ser no Flamengo?
Quando Damião fez três gols…
13/02/2011 – Internacional 3 x 0 Pelotas (Campeonato Gaúcho)
10/03/2011 – Internacional 4 x 0 Ypiranga (Campeonato Gaúcho)
13/03/2011 – Internacional 3 x 3 Caxias (Campeonato Gaúcho)
11/09/2011 – Palmeiras 0 x 3 Flamengo (Campeonato Brasileiro)
14/03/2012 – Internacional 5 x 0 The Strongest (Libertadores)
11/03/2017 – Flamengo 4 x 1 Portuguesa-RJ (Campeonato Carioca)
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…
A venda do zagueiro Vitor Reis para o Manchester City consolida a capacidade do Palmeiras…
A apresentação do novo patrocinador máster do Palmeiras nesta segunda-feira, em São Paulo, é emblemática.…