Leandro Damião fez três gols na estreia do Flamengo na Taça Rio. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Leandro Damião andava com um saudade danada de pedir gol no Fantástico. Neste domingo, é o dia dele. Como publiquei mais cedo nas redes sociais, segundo a minha agendinha, o centroavante do Flamengo não fazia três gols no mesmo jogo desde 14 de março de 2012. O reserva de Guerrero quebrou tabu de cinco anos. Deitou e rolou na vitória sobre a Portuguesa por 5 x 1 na noite deste sábado, na estreia rubro-negra na Taça Rio. Damião fez três, Juan um e Lucas Paquetá o outro.
Pelo meu levantamento, é a sexta vez que Leandro Damião comemora um hat-trick. As três primeiras foram pelo Campeonato Gaúcho de 2011, contra Pelotas, Ypiranga e Caxias. No mesmo anos, em 11 de setembro, fez os três da goleada do Internacional sobre o Palmeiras por 3 x 0, no Pacaembu, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Dois anos depois, balançou a rede do The Strongest três vezes na goleada colorada no Beira-Rio, pela Copa Libertadores da América, em 14 de março.
Leandro Damião tem sete gols com a camisa rubro-negra — seis oficiais contra Grêmio, Chapecoense, Fluminense e Portuguesa-RJ, e um no amistoso da pré-temporada contra o Vila Nova, em Goiânia. Jogou para o time neste sábado, mas, principalmente, para ele.
O contrato vai até o meio do ano. Guerrero está arrebentando. Damião sabe que dificilmente continuará na Gávea. Ainda mais com Felipe Vizeu no seu calcanhar. A alternativa de Damião é aproveitar cada chance no time reserva, quem sabe até em um ou outro jogo no lugar de Guerrero, para aparecer na vitrine. Ele quer jogar o Campeonato Brasileiro em um time que o escale como titular. O plano B é um contrato em mais uma equipe de médio e pequeno porte na Europa.
No Brasil, Damião começou no Internacional, tentou a vida no Santos e no Cruzeiro e veio parar no Flamengo. No exterior, fez o Bétis acreditar em seu faro de gol, mas não ficou muito tempo por lá. Curiosamente, Damião foi artilheiro do Campeonato Gaúcho e da Copa Sul-Americana em 2011, do Gaúcho e dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, do Mineiro em 2015, mas não consegue se firmar em canto nenhum. Vai ser no Flamengo?
Quando Damião fez três gols…
13/02/2011 – Internacional 3 x 0 Pelotas (Campeonato Gaúcho)
10/03/2011 – Internacional 4 x 0 Ypiranga (Campeonato Gaúcho)
13/03/2011 – Internacional 3 x 3 Caxias (Campeonato Gaúcho)
11/09/2011 – Palmeiras 0 x 3 Flamengo (Campeonato Brasileiro)
14/03/2012 – Internacional 5 x 0 The Strongest (Libertadores)
11/03/2017 – Flamengo 4 x 1 Portuguesa-RJ (Campeonato Carioca)
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…