Filipe Luis será o capitão contra a Venezuela. Imagem: André Mourão/Mowa Press
Filipe Luis vai ser o quarto capitão da era Tite na noite desta terça-feira contra a Venezuela, em Mérida, pela décima rodada das Eliminatórias para a Copa da Rússia-2018, mas em breve o treinador terá de designar apenas um nome para representar o Brasil na eleição do prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa. Apesar do divórcio com a France Football, pondo fim a cinco anos de Bola de Ouro Fifa, a entidade máxima do futebol deve manter a tradição do corpo de jurados formado por capitães e técnicos dos países filiados.
Na estreia de Tite contra o Equador, o zagueiro Miranda foi o primeiro a usar a braçadeira. Diante da Colômbia, Daniel Alves liderou o time. Na goleada da última sexta-feira diante da Bolívia, Renato Augusto ganhou a tarja. Como a Seleção disputará mais duas partidas em novembro pelas Eliminatórias, é provável que o responsável por eleger o melhor do mundo ao lado de Tite seja o capitão no jogo contra a Argentina, em Belo Horizonte, ou o líder no confronto com o Peru, em Lima, quando a lista de finalistas Fifa já deve ter sido divulgada.
Desde a fusão do prêmio da Fifa ao da France Football, apenas três jogadores brasileiros tiveram direito a voto. Robinho em 2010, Thiago Silva de 2011 a 2013 e Neymar em 2014 e em 2015. No rodízio de capitães de Tite faltam usar a braçadeira: Alisson, Marquinhos, Casemiro, Willian ou Philippe Coutinho, Paulinho, Neymar e Gabriel Jesus.
Últimos jurados
Capitães do Brasil na era Bola de Ouro Fifa
2015: Neymar
2014: Neymar
2013: Thiago Silva
2012: Thiago Silva
2011: Thiago Silva
2010: Robinho
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…