Fluminense Atlético-GO eliminou o Fluminense no último lance do jogo. Foto: Heber Gomes/Atlético GO Atlético-GO eliminou o Fluminense no último lance do jogo. Foto: Heber Gomes/Atlético GO

Rio terá só dois times nas oitavas da Copa do Brasil pelo terceiro ano seguido e não emplaca o quarteto desde 2013

Publicado em Esporte

A eliminação precoce do Fluminense da Copa do Brasil contra o Atlético-GO na derrota desta quinta-feira por 3 x 1 (3 x 2 no placar agregado), em Goiânia, é mais um duro golpe para o Rio de Janeiro. O futebol carioca terá apenas dois times nas oitavas de final pelo terceiro ano consecutivo. É a mesma quantidade do estado do Ceará, por exemplo, que emplacou Ceará e Fortaleza entre os 16 remanescentes no milionário torneio da CBF.

A última vez que o Rio emplacou Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco nas oitavas de final foi em 2013. De lá para, colocou três representantes entre os 16 de 2014 a 2017, e baixou para dois times nas edições de 2018, 2019 e 2020. O Rio não conquista a Copa do Brasil há sete anos. O último campeão foi o Flamengo, em 2013. O time rubro-negro amargou o vice-campeonato na versão de 2017 contra o Cruzeiro.

Nesta edição, as bolinhas do sorteio e a incompetência do Fluminense em torneios estilo mata-mata minaram o futebol carioca. Botafogo e Vasco tiveram de se enfrentar na quarta fase. O Glorioso sobreviveu e avançou às oitavas. O Fluminense repetiu o vexame de antes da pandemia do novo coronavírus, , quando deu adeus à Copa Sul-Americana diante do Unión La Calera. Empatou por 1 x 1, no Maracanã, e não saiu do 0 x 0, no Chile.

Presença carioca nas oitavas
2020: Botafogo e Flamengo
2019: Flamengo e Fluminense
2018: Flamengo e Vasco
2017: Botafogo, Flamengo e Fluminense
2016: Botafogo, Flamengo e Vasco
2015: Flamengo, Fluminense e Vasco
2014: Botafogo, Flamengo e Vasco
2013: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco

Eliminados nesta semana, Vasco e Fluminene vivem momentos opostos. O time cruz-maltino digere a eliminação contra o Botafogo em meio ao bom início de trabalho do técnico Ramon Menezes. A Copa do Brasil e a Sul-Americano eram bons caminhos para o clube sonhar com título neste ano. Agora, resta a competição continental.

O Fluminense terá de administrar a crise. Há descontentamento com a campanha irregular no Brasileirão, as eliminações nas copas do Brasil e Sul-Americana, o vice no Estadual e a postura tricolor no revés recente para o Flamengo, por 2 x 1, na Série A. A pressão para tirar Odair Hellmann é grande. Dificilmente Mário Bittencourt conseguirá segurá-lo desta vez.

A torcida está magoada com o presidente. Compartilhou nas redes sociais um compromisso de campanha de Bittencourt na véspera das eleições do ano passado. “No meu mandato, o Fluminense vai lutar para ser campeão de todos os campeonatos que disputar. Amanhã, é 20”, publicou no Twitter, em 7 de junho de 2019.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf