A edição de março da tradicional revista inglesa World Soccer traz uma lista batizada de “25 técnicos da próxima geração”. Apenas três são sul-americanos. Em tempos de renovação nas pranchetas do futebol nacional, nenhum nome citado é brasileiro. O uruguaio Guillermo Almada e os argentinos Ricardo Gareca e Ariel Holan representam o continente. Entre os outros 22 mencionados, 21 nasceram na Europa e um na África: o nigeriano Sunday Oliseh.
Jovens técnicos brasileiros como Roger Machado (Palmeiras), Jair Ventura (Santos), Zé Ricardo (Vasco), Alberto Valentim (Botafogo) e Thiago Larghi (Atlético-MG) — todos à frente de clubes de ponta do país —, estão fora da lista. Nem mesmo Renato Gaúcho consta no levantamento.
Aos 48 anos, o uruguaio Guillermo Almada levou o Barcelona de Guayaquil ao título do Campeonato Equatoriano em 2016 e às semifinais da Libertadores do ano passado. Foi eliminado pelo Grêmio, de Renato Gaúcho. O brasileiro de 55 anos levou o tricolor gaúcho a três títulos em 18 meses — Copa do Brasil, Libertadores e Recopa Sul-Americana — e não aparece no ranking da revista, que não leva em conta, por exemplo, a idade, mas, sim, o desempenho recente. É o caso de Maurizio Sarri, do Napoli, de 59 anos.
Em contrapartida, o vencedor da última Copa Sul-Americana e vice da Recopa consta na lista. Aos 57 anos, o argentino Ariel Holan foi o responsável, em dezembro do ano passado, pelo título do Independiente diante do Flamengo, no Maracanã. Na última quarta, o ex-treinador de hóquei sobre grama perdeu o título da Recopa Sul-Americana para o Grêmio.
O outro sul-americano mencionado pela World Soccer é o veterano Ricardo Gareca. O argentino de 60 anos classificou o Peru para a Copa do Mundo. O país não participava do torneio desde 1982. A publicação destaca que Gareca tem fama de montar times fortes e competitivos com material humano escasso.
Entre os europeus na lista dos 25 nomes aparece como destaque número 1 o italiano Maurizio Sarri, do Napoli, os alemães Manuel Baum (Augsburg) e Julian Nagelsmann (Hoffenheim), o francês Patrick Vieira (New York City) e Sérgio Conceição (Porto).
A LISTA DOS 25 TÉCNICOS
Maurizio Sarri (Itália/Napoli)
Guillermo Almada (Uruguai/Barcelona-EQU)
Ludovic Batelli (França/Desempregado)
Sérgio Conceição (Portugal/Porto)
Asier Garitano (Espanha/Leganés)
Miguel Cardoso (Portugal/Rio Ave)
Luigi di Biagio (Itália/Itália Sub-21)
Ricardo Gareca (Argentina/Peru)
Julian Nagelsmann (Alemanha/Hoffenheim)
Ariel Holan (Argentina/Independiente)
Adi Hutter (Áustria/Young Boys)
Niko Kovac (Croácia/Eintracht Frankfurt)
Manuel Baum (Alemanha/Augsburg)
Paulo Fonseca (Portugal/Shakhtar Donetsk)
Razvan Lucescu (Romênia/PAOK)
Jose Luis Mendilibar (Espanha/Eibar)
Pepa (Portugal/Tondela)
Sunday Oliseh (Nigéria/Desempregado)
Willy Sagnol (França/Auxiliar Bayern Munique)
Maurice Steijn (Holanda/Venlo)
Juan Carlos Unzue (Espanha/Celta)
Thierry Laurey (França/Strasbourg)
Massimo Oddo (Itália/Udinese)
Mitchell van de Gaag (Holanda/Excelsior)
Patrick Vieira (França/New York City)