Vice três vezes, o Atlético de Madrid ficou com a última vaga. Thomas Coex/ AFP
O sorteio das quartas de final da Liga dos Campeões nesta sexta-feira, às 8h (de Brasília), em Nyon, na Suíça, tem pedágio: só aceita campeões e vices do principal torneio de clubes da Europa. Todos os classificados ostentam ao menos uma final no currículo: cinco conquistaram a Orelhuda e três não tocaram nela por muito pouco.
Das cinco principais ligas da Europa, quatro estão representadas na próxima fase. O Espanhol chega com Atlético de Madrid, Real Madrid e Barcelona. O Inglês emplacou Manchester City e Arsenal. O Alemão leva Bayern de Munique e Borussia Dortmund. O Francês classificou o Paris Saint-Germain. Não há trevas no sorteio. As mãos e as bolinhas podem direcionar clássicos nacionais, por exemplo.
Hexacampeão europeu, o Bayern de Munique virou a série contra a Lazio. Prestes a ter a hegemonia de 11 títulos consecutivos quebrada no Campeonato Alemão, o time bávaro se agarra à Liga dos Campeões para salvar a temporada.
O pentacampeão Barcelona também. Oito pontos atrás do Real Madrid no Espanhol, a trupe de Xavi Hernández bateu o Napoli e está de volta às quartas depois de quatro anos.
Atual campeão, o Manchester City passou facilmente pelo Copenhague da Dinamarca. Como se não bastasse jogar bonito, continua sendo o favorito ao bicampeonato.
Campeão em 1997 e vice em 2013, o Borussia Dortmund desbancou o PSV Eindhoven para figurar entre os classificados para as quartas de final da Champions League.
Dois clubes jamais foram campeões, porém disputaram finais da Champions. Vice na edição de 2020, o Paris Saint-Germain passou pela Real Sociedad nas oitavas de final.
O Arsenal chegou perto do título em 2006. Perdeu a taça para o Barcelona, em Saint-Denis. Os Gunners superaram o Porto. O time de Mikel Arteta segue à caça do título inédito.
Vice da Champions League em 1974, 2014 e 2016, o Atlético de Madrid conseguiu a virada contra a Internazionale na decisão por pênaltis após 2 x 2 no placar agregado.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…