O sorteio das quartas de final da Liga dos Campeões nesta sexta-feira, às 8h (de Brasília), em Nyon, na Suíça, tem pedágio: só aceita campeões e vices do principal torneio de clubes da Europa. Todos os classificados ostentam ao menos uma final no currículo: cinco conquistaram a Orelhuda e três não tocaram nela por muito pouco.
Das cinco principais ligas da Europa, quatro estão representadas na próxima fase. O Espanhol chega com Atlético de Madrid, Real Madrid e Barcelona. O Inglês emplacou Manchester City e Arsenal. O Alemão leva Bayern de Munique e Borussia Dortmund. O Francês classificou o Paris Saint-Germain. Não há trevas no sorteio. As mãos e as bolinhas podem direcionar clássicos nacionais, por exemplo.
Hexacampeão europeu, o Bayern de Munique virou a série contra a Lazio. Prestes a ter a hegemonia de 11 títulos consecutivos quebrada no Campeonato Alemão, o time bávaro se agarra à Liga dos Campeões para salvar a temporada.
O pentacampeão Barcelona também. Oito pontos atrás do Real Madrid no Espanhol, a trupe de Xavi Hernández bateu o Napoli e está de volta às quartas depois de quatro anos.
Atual campeão, o Manchester City passou facilmente pelo Copenhague da Dinamarca. Como se não bastasse jogar bonito, continua sendo o favorito ao bicampeonato.
Campeão em 1997 e vice em 2013, o Borussia Dortmund desbancou o PSV Eindhoven para figurar entre os classificados para as quartas de final da Champions League.
Dois clubes jamais foram campeões, porém disputaram finais da Champions. Vice na edição de 2020, o Paris Saint-Germain passou pela Real Sociedad nas oitavas de final.
O Arsenal chegou perto do título em 2006. Perdeu a taça para o Barcelona, em Saint-Denis. Os Gunners superaram o Porto. O time de Mikel Arteta segue à caça do título inédito.
Vice da Champions League em 1974, 2014 e 2016, o Atlético de Madrid conseguiu a virada contra a Internazionale na decisão por pênaltis após 2 x 2 no placar agregado.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf