Resenha do MPLima: 10 pitacos sobre a #rodada4 do Campeonato Brasileiro

Publicado em Esporte
Botafogo venceu o Atlético-MG, no Nilton Santos, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Vitor Silva/Botafogo


Trailer 

Será que algum dirigente do Flamengo levou em conta o último desempenho do técnico Jorge Sampaoli antes de contratá-lo? Vamos refrescar a memória: o argentino foi demitido pelo Sevilla porque o clube recordista de conquistas da Liga Europa flertava perigosamente com a zona de rebaixamento no Espanhol. A equipe ocupava o 14º lugar com 28 pontos, dois acima do Z-3. Depois da demissão, o time ocupa o 11º lugar com 10 pontos de distância do 18º colocado. Coincidência ou não, o Flamengo encabeça o Z-4 no Campeonato Brasileiro.

 

Nome fantasia

O Campeonato Brasileiro é liderado pela segunda rodada consecutiva por uma Sociedade Anônima do Futebol — a popular SAF. A razão social dominante chama-se Botafogo de Futebol e Regatas, mas o desempenho conjunto dos clubes que aderiram a esse modelo é muito bom. Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Cuiabá e Vasco ostentam juntos 66% de aproveitamento. Excluindo os confrontos entre eles, as SAFs, o balanço é de apenas uma derrota.

 

Vem mais por aí

Dos 20 times da Série A do Brasileirão, cinco, ou seja, um quarto, é SAF. Mais curioso do que saber quem será o campeão em 2023 é acertar quantos times serão Sociedade Anônima do Futebol até 3 de dezembro. O Coritiba é o sexto a se render aos investidores. E contando… Flamengo e Palmeiras são os clubes mais ricos e estáveis do país, mas parece questão de tempo para a elite ter um campeão adepto desse novo modelo. A segunda divisão celebrou o Cruzeiro no ano passado. O sucesso coloca cada vez mais em xeque os modelos de gestão convencionais do futebol brasileiro. 

 

Pinta de campeão 

O atual campeão Palmeiras ainda não liderou nesta edição do Campeonato Brasileiro, mas está cada vez mais claro que o alviverde assumirá em breve o primeiro lugar e será difícil derrubá-lo de lá. O time perdeu apenas duas vezes no ano, uma delas por escolha para priorizar a final do Paulistão. É quase impossível crer em uma derrocada tão grande nos próximos meses, ou seja, em uma sequência de maus resultados daqui por diante. Sendo sincerão: só a CBF pode descarrilar a locomotiva verde se convidar Abel Ferreira para assumir a Seleção.

 

Abel faz escola

Vice-líder do Campeonato Brasileiro, o atual campeão Palmeiras é reflexo do técnico Abel Ferreira no quesito cartões. O time alviverde é o que mais foi disciplinado pelos árbitros até a quarta rodada: são 18 cartões amarelos e um vermelho. Como diria o narrador Luiz Roberto da tevê Globo: sabe de quem??? Abel Ferreira. Coritiba e América-MG aparecem em segundo lugar com 16 amarelos. O prêmio Fair Play, por enquanto, é do Bahia: dois amarelos e um vermelho.   

 

Ação global

A quarta rodada do Campeonato Brasileiro foi uma espécie de mutirão para acabar com o jejum de gols de alguns artilheiros. O uruguaio Luis Suárez marcou pela primeira vez nesta Série A do Campeonato Brasileiro. Yuri Alberto encerrou a abstinência com a camisa do Corinthians ao evitar a derrota para o Fortaleza nesta segunda-feira, na Neo Química Arena. Dudu não sabia o que era estufar a rede há pouco mais de seis meses vestindo o uniforme do Palmeiras.

 

Importados

A quarta rodada do Brasileirão termina com quatro técnicos estrangeiros o G-4: três portugueses e um argentino. Luis Castro (Botafogo), Abel Ferreira (Palmeiras), Pepa (Cruzeiro) e Juan Pablo Vojvoda (Argentina). Isso ajuda um pouquinho a explicar a determinação do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, pela contratação de um treinador estrangeiro para assumir o lugar de Tite na Seleção. Dorival Júnior, Fernando Diniz, Renato Gaúcho e Mano aparecem na sequência.

 

Degustação

Poderoso-chefão do Cruzeiro, Ronaldo Nazário, o Fenômeno, voltou a sentir o gostinho do primeiro lugar no Campeonato Brasileiro depois de 14 anos. A última vez havia sido na Série A de 2010. O Timão esteve na primeira colocação em 12 das 38 voltas da corrida pelo título. A última delas na 35ª. O time paulista só não brindou Ronaldo com um dos títulos que faltou na carreira dele porque o campeão Fluminense e o vice, Cruzeiro, deixaram o time de Tite para trás.

 

Jejum

De volta ao Campeonato Brasileiro no empate por 1 x 1 com o Fortaleza, na Neo Química Arena, o recordista de títulos Vanderlei Luxemburgo completou cinco partidas sem vencer como técnico. A abstinência começou na Série B de 2021 na derrota para o Vitória e os empates contra Sampaio Corrêa e Náutico. De volta ao batente depois de duas temporadas desempregado, estreou perdendo para o Independiente del Valle na Libertadores e empatou com o Fortaleza.   

 

Bons clássicos

Tivemos dois clássicos até agora no Brasileirão: dois cariocas e um paulista. Os duelos entre Flamengo e Botafogo, Fluminense e Vasco, foram muito bons. O dérbi entre Palmeiras e Corinthians foi o mais fraco dos três, mas mesmo assim teve emoção até o apito final. Paulinho teve a chance de empatar o confronto. Vem mais por aí no fim de semana com os duelos entre Corinthians e São Paulo, em Itaquera, e America-MG x Cruzeiro, no Independência, em Belo Horizonte.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf