Resenha do Marcos Paulo Lima: 10 pitacos sobre a #rodada8 do Campeonato Brasileiro

Compartilhe

Quem não te conhece…

“Ah, mas o Botafogo não vai brigar pelo título”. “Ah, o Botafogo é azarão”. Tá bom,  mas o time de Luis Castro vai se consolidando como líder do Campeonato Brasileiro. Lá se vão seis rodadas no topo e cinco pontos de vantagem. Chamo atenção para outro detalhe: das seis vitórias alvinegras, quatro foram tendo mais posse de bola do que o adversário e duas com menos tempo com a bola nos pés. Uma diante do Corinthians e a mais recente no duelo com o América-MG.

…que te compra

Muita gente passando a mão na cabeça de Abel Ferreira, técnico do vice-líder Palmeiras, argumentando que ele tomou o smartphone das mãos do produtor da Globo porque não sabe o que é jornalismo. Quanta ingenuidade. Informação: Abel Ferreira foi comentarista de um dos principais canais de esportes de Portugal — o Sport TV. Viajava pra cima e pra baixo com jornalistas, comentaristas, produtores. Portanto, de bobo, ele não tem nada.

Antes tarde…

O São Paulo demorou horrores para demitir o técnico Rogério Ceni, mas quando caiu na real acertou em cheio. O início do trabalho de Dorival Júnior é animador. O comportamento do time no segundo tempo contra o Goiás foi de total imposição física, técnica e tática. Por sinal, como o Marcos Paulo, pivô da treta com Rogério Ceni, está comendo a bola.  O gol da vitória poderia ter sido dele, mas foi flagrado no impedimento. Temei! Jason está à solta.

…do que nunca

O Corinthians tinha duas opções quando Cuca pediu o bonê: Dorival Júnior e Vanderlei Luxemburgo. Escolheu o profexô e pagou caro. O Timão amargou sete partidas sem vitória. A abstinência acabou no triunfo, sim, triunfo contra o Fluminense. Escrevi na semana passada aqui no blog: Luxemburgo estava arrumando a defesa e esperando Renato Augusto voltar para o ataque funcionar. Ele sempre entregou a chave do time a um meia: Alex (Cruzeiro), Marcelinho e Ricardinho (Corinthians),  Elano e Ricardinho (Santos)…

Comendo…

Lembrei aqui em um dos pitacos o seguinte: o Internacional de Eduardo Coudet começou a engrenar entre a quinta e a oitava rodada do Brasileirão de 2020, quando assumiu a liderança. Coincidência ou não, o Atlético-MG segue escalando a classificação. Ocupa o quarto lugar. Ao empatar com o Palmeiras, o Galo avisa que está na briga pelo título. Por sinal, o Internacional cruzou a linha de chegada do primeiro turno na primeira colocação naquela edição justamente sob o comando do treinador argentino.

…pelas beiradas

Por falar nos mineiros, o Cruzeiro anuncia uma temporada segura no retorno à primeira divisão. A exibição contra o Flamengo diante de mais de 60 mil torcedores presentes no Maracanã foi uma convincente prova de força. O time celeste pressionou o adversário, principalmente no segundo tempo, e viu o goleiro Matheus Cunha operar milagres. A Raposa é um velho calo na chuteira do clube carioca. Ganhou a final da Copa do Brasil de 2017 e a eliminou o time da Libertadores em 2018.

Não julgue um livro…

Fluminense e Vasco são dois times traiçoeiros neste Campeonato Brasileiro. O tricolor das Laranjeiras liderou na primeira e na segunda volta da corrida pelo título. Com a derrota para o Corinthians, ocupa o oitavo lugar. O Vasco largou na campanha cheio de gás vencendo o Atlético-MG dentro do Mineirão. O Galo entrou no G-4 na oitava rodada e o time cruzmaltino é o antepenúltimo no Z-4, a zona do rebaixamento para a traumática segunda divisão.

pela capa…

O Campeonato Brasileiro só teve líderes cariocas até a oitava rodada. O Fluminense esteve na dianteira na primeira e na segunda. O Botafogo não larga o topo desde a terceira e não será superado na próxima. A vantagem é de cinco pontos. O que isso quer dizer? Nada! Para alguns profetas, indica tendência de um campeão brasileiro vindo do Rio de Janeiro. Como diria aquela música do Legião Urbana: “eu dizia: ainda é cedo, cedo”.

Por ele…

O Internacional driblou a mesmice ao manter Mano Menezes no cargo depois da derrota para o Grêmio e começa a colher os frutos. O treinador acumula duas vitórias consecutivas contra Metropolitanos (Libertadores) e Bahia (Brasilierão). Mano parte embalado rumo à missão de fazer pelo menos dois gols contra o América-MG nesta quarta-feira para forçar a decisão por pênaltis, no Beira-Rio, na decisão da vaga para as quartas da Copa do Brasil.

…eu ponho a minha mão no fogo

O Vasco segue o padrão do Internacional. O técnico Mauricio Barbieri não vence há seis partidas consecutivas. O único triunfo aconteceu contra o Atlético-MG na primeira rodada desta Série A. A pergunta é: a 777 Partners se comportará como John Textor? O proprietário do Botafogo agiu na contramão da torcida e manteve o português Luis Castro no cargo. Resultado: lidera com cinco pontos de vantagem após oito rodadas.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Flamengo não era eliminado de um mata-mata sem fazer gol havia 13 anos

O Flamengo não era eliminado de um torneio nacional ou internacional disputado em dois jogos…

2 dias atrás
  • Esporte

Como o Flamengo planejou taticamente o duelo de volta contra o Peñarol

Madrugada da sexta-feira passada. Impactada pela derrota por 1 x 0 para o Peñarol no…

3 dias atrás
  • Esporte

O erro de Artur Jorge que quase custou a vaga do Botafogo às semifinais

O Botafogo tem dois zagueiraços. Alexander Barboza e Bastos formam baita dupla. A força física,…

3 dias atrás
  • Esporte

A estrela de Deyverson e a eliminação de um campeão divorciado da bola

Deyverson tem cinco gols em cinco participações na Libertadores. Três deles decisivos. Dois na vitória…

4 dias atrás
  • Esporte

Ramón Díaz molda Corinthians ao River Plate de 1996 e brilha nas copas

Guardadas as devidas proporções, o técnico Ramón Díaz emula em um Corinthians cada vez mais…

5 dias atrás
  • Esporte

STF julga futuro de Ednaldo Rodrigues na CBF; entenda a caça aos votos

Incluído na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) pela sexta vez em nove meses, o…

5 dias atrás