Em noite iluminada, Pedro fez três e entra na briga pela artilharia. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Segue o líder do Brasileirão…
Filipe Luís é técnico de time profissional há 10 meses. É quase impossível decifrar quem é o maior influenciador dele. Quando o placar é ajustado, apontam para Diego Simeone. Quando impõe 8 x 0 no Vitória ou 6 x 0 no Juventude, a referência é Jorge Jesus. A ousadia de montar um meio de campo com Jorginho, Saul e Arrascaeta remete aos tempos do Barcelona de Pep Guardiola, contra quem ele tanto jogou. No fim das contas, o futebol brasileiro tem um técnico camaleão surgindo no país. Do jeito que a Europa gosta! Ele não ficará aqui por muito tempo.
A liderança em números
O Flamengo tem o melhor ataque do Brasileirão com 44 gols. A melhor defesa com nove sofridos. O saldo de gols de 34 supera os gols pró de 18 concorrentes, exceto o Cruzeiro. O time rubro-negro ostenta a maior posse de bola (62%), o maior índice de passes certos por jogo (513) e chamo a atenção para um detalhe da janela de transferências: Samuel Lino fez o time assumir a liderança no quesito dribles por jogo com média de 9,2.
Por falar em técnicos…
O colega Victor Parrini lembra que a vida não anda nada boa para os ex-auxiliares de Tite. O Santos de Cléber Xavier perdeu por 6 x 0 para o Vasco e ele perdeu o emprego. O Vitória de Fabio Carille tomou 8 x 0 do Flamengo e ele também perdeu o emprego. Interino, Matheus Bachi não impediu a derrota do Santos para o Bahia no fim de semana, por 2 x 0. Que fase!
Dupla dinâmica
Escrevi outro dia aqui no blog sobre o novo ataque do Palmeiras. Há referências históricas no alviverde com duplas de ataque como Vitor Roque e Flaco López. Ambos voltaram a brilhar na bela partida contra o Sport, no Allianz Parque. O time estava devendo uma exibição à altura da paixão da torcida e a semana de clássico contra o Corinthians começou muito bem.
Geração 2002
Em 2019, Kaio Jorge ganhou o Mundial Sub-17 com a Seleção. Seis anos depois, ele se candidata a ser o único jogador que virou protagonista entre os jogadores daquele elenco. Autor do golaço contra o Internacional, o artilheiro da Série A com 15 gols foi convocado por Carlo Ancelotti. Gabriel Veron está no Juventude. Tales Magno é banco no Corinthians.
Olho no Pedro
A vantagem de Kaio Jorge na artilharia é enorme, mas os concorrentes começam a aparecer no retrovisor. Pablo Vegetti (Vasco) e Arrascaeta estão logo atrás com 11. Chamo a atenção para Pedro. O camisa 9 do Flamengo acionou o modo turbo e vem crescendo. Marcou cinco gols nos últimos dois jogos pela Série A em um time que está em evolução aceleradíssima.
Modéstia à parte
Renato Gaúcho merece nota 10 pelo trabalho na Copa do Mundo de Clubes da Fifa, na Copa do Brasil e na Sul-Americana. No Brasileirão, não. Ele é um dos treinadores mais experientes do país e já deveria ter o título dos pontos corridos no currículo. Houve possibilidade na “riqueza” com o Flamengo e o Fluminense/Unimed e na “pobreza” à frente do Grêmio.
Clube bem armado
Bela arrancada do São Paulo no Brasileirão sob o comando de Hernán Crespo. São oito jogos sem perder desde a derrota por 2 x 0 para o Flamengo na retomada da Série A. O tricolor acumula seis vitória e dois empates nesse período. Talvez, a reação seja tardia no que diz respeito ao título, mas o acesso à Libertadores de 2026 vai se encaminhando.
Lições de Buenos Aires
Dorival Júnior fez na vitória contra o Vasco o teve vergonha como técnico da Seleção na derrota por 4 x 0 para a Argentina pelas Eliminatórias: escalou quatro volantes, ganhou a batalha do meio de campo contra Fernando Diniz e levou três pontos para São Paulo. A impressão é de que a prancheta do Brasil foi demais para os dois. São treinadores de time.
Senhora estreia!
Davide Ancelotti precisava demais da vitória contra o Juventude para retomar a estabilidade no cargo depois da eliminação precoce do Botafogo na Libertadores contra a LDU. Mais importantes do que o resultado foi a resposta do reforço recém-contratado. Chris Ramos chegou colocando pressão no concorrente Arhtur Cabral ao balançar a rede duas vezes.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…