Segue o líder do Brasileirão…
Filipe Luís é técnico de time profissional há 10 meses. É quase impossível decifrar quem é o maior influenciador dele. Quando o placar é ajustado, apontam para Diego Simeone. Quando impõe 8 x 0 no Vitória ou 6 x 0 no Juventude, a referência é Jorge Jesus. A ousadia de montar um meio de campo com Jorginho, Saul e Arrascaeta remete aos tempos do Barcelona de Pep Guardiola, contra quem ele tanto jogou. No fim das contas, o futebol brasileiro tem um técnico camaleão surgindo no país. Do jeito que a Europa gosta! Ele não ficará aqui por muito tempo.
A liderança em números
O Flamengo tem o melhor ataque do Brasileirão com 44 gols. A melhor defesa com nove sofridos. O saldo de gols de 34 supera os gols pró de 18 concorrentes, exceto o Cruzeiro. O time rubro-negro ostenta a maior posse de bola (62%), o maior índice de passes certos por jogo (513) e chamo a atenção para um detalhe da janela de transferências: Samuel Lino fez o time assumir a liderança no quesito dribles por jogo com média de 9,2.
Por falar em técnicos…
O colega Victor Parrini lembra que a vida não anda nada boa para os ex-auxiliares de Tite. O Santos de Cléber Xavier perdeu por 6 x 0 para o Vasco e ele perdeu o emprego. O Vitória de Fabio Carille tomou 8 x 0 do Flamengo e ele também perdeu o emprego. Interino, Matheus Bachi não impediu a derrota do Santos para o Bahia no fim de semana, por 2 x 0. Que fase!
Dupla dinâmica
Escrevi outro dia aqui no blog sobre o novo ataque do Palmeiras. Há referências históricas no alviverde com duplas de ataque como Vitor Roque e Flaco López. Ambos voltaram a brilhar na bela partida contra o Sport, no Allianz Parque. O time estava devendo uma exibição à altura da paixão da torcida e a semana de clássico contra o Corinthians começou muito bem.
Geração 2002
Em 2019, Kaio Jorge ganhou o Mundial Sub-17 com a Seleção. Seis anos depois, ele se candidata a ser o único jogador que virou protagonista entre os jogadores daquele elenco. Autor do golaço contra o Internacional, o artilheiro da Série A com 15 gols foi convocado por Carlo Ancelotti. Gabriel Veron está no Juventude. Tales Magno é banco no Corinthians.
Olho no Pedro
A vantagem de Kaio Jorge na artilharia é enorme, mas os concorrentes começam a aparecer no retrovisor. Pablo Vegetti (Vasco) e Arrascaeta estão logo atrás com 11. Chamo a atenção para Pedro. O camisa 9 do Flamengo acionou o modo turbo e vem crescendo. Marcou cinco gols nos últimos dois jogos pela Série A em um time que está em evolução aceleradíssima.
Modéstia à parte
Renato Gaúcho merece nota 10 pelo trabalho na Copa do Mundo de Clubes da Fifa, na Copa do Brasil e na Sul-Americana. No Brasileirão, não. Ele é um dos treinadores mais experientes do país e já deveria ter o título dos pontos corridos no currículo. Houve possibilidade na “riqueza” com o Flamengo e o Fluminense/Unimed e na “pobreza” à frente do Grêmio.
Clube bem armado
Bela arrancada do São Paulo no Brasileirão sob o comando de Hernán Crespo. São oito jogos sem perder desde a derrota por 2 x 0 para o Flamengo na retomada da Série A. O tricolor acumula seis vitória e dois empates nesse período. Talvez, a reação seja tardia no que diz respeito ao título, mas o acesso à Libertadores de 2026 vai se encaminhando.
Lições de Buenos Aires
Dorival Júnior fez na vitória contra o Vasco o teve vergonha como técnico da Seleção na derrota por 4 x 0 para a Argentina pelas Eliminatórias: escalou quatro volantes, ganhou a batalha do meio de campo contra Fernando Diniz e levou três pontos para São Paulo. A impressão é de que a prancheta do Brasil foi demais para os dois. São treinadores de time.
Senhora estreia!
Davide Ancelotti precisava demais da vitória contra o Juventude para retomar a estabilidade no cargo depois da eliminação precoce do Botafogo na Libertadores contra a LDU. Mais importantes do que o resultado foi a resposta do reforço recém-contratado. Chris Ramos chegou colocando pressão no concorrente Arhtur Cabral ao balançar a rede duas vezes.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf

