54728104342_94723687cd_c Vice-artilheiro Arrascaeta celebra Pedro, autor de dois gols contra o Inter. Foto: Adriano Fontes/Flamengo Arrascaeta celebra Pedro, autor de duas finalizações impecáveis contra o Inter. Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Resenha: 10 pitacos sobre o que rolou na 20ª rodada do Brasileirão 2025

Publicado em Esporte

Segue o líder do Brasileirão
O Flamengo deu uma resposta aos torcedores que reclamam das cobranças de falta, de escanteio, das bolas aéreas e dos gols de cabeça do time rubro-negro na temporada: derrotou o Internacional, no Beira-Rio, com tramas pelo chão e gols bolas colocadas na rede com os pés de Pedro e Plata. Além de elenco, o líder do Brasileirão tem repertório. Enquanto alguns concorrente usam os chuveirinhos como arma única, o time rubro-negro tem os cruzamentos como válvula de escape para solucionar confrontos mais desafiadores. Filipe Luís tem um problema bom para resolver: o time rubro-negro é melhor com Pedro ou sem o camisa 9?

 

Freio
O Flamengo que se cuide com o Sport. O jogo atrasado do líder é contra o Leão. O time pernambucano venceu a primeira no Brasileirão contra o Grêmio e tirou dois pontos do embalado São Paulo. Não venceu porque deixou o baixinho Lucas Moura (1,72 m) cabecear sem marcação.

 

Estava precisando…
Felipe Anderson necessitava desse gol contra o Botafogo. Visto com desconfiança depois do investimento do Palmeiras nele, o brasiliense segue buscando espaço depois de atuar em quase todas as funções do meio para a frente na Europa. Não marcava havia quase um ano. Ele provou que o Palmeiras lutará pelo título do Brasileirão até o fim.

 

Erros
Giay cometeu pênalti, sim, em Correa em um dos lances cruciais do duelo entre Palmeiras e Botafogo. O árbitro sequer foi ao VAR analisar o lance. Giay chuta o pé do adversário. Davi de Oliveira Lacerda estava próximo do lance. Achei penalidade também a favor do Cruzeiro em um toque de mão atabalhoado de José Aldo do Mirassol na etapa inicial.

 

Artilheiro de seleção
A concorrência de Kaio Jorge é violenta com João Pedro (Chelsea), Richarlison (Tottenham) e Matheus Cunha (Manchester United), por exemplo, mas o artilheiro disparado da Série A com 14 gols merece oportunidade na convocação final de Carlo Ancelotti para os duelos contra o Chile e a Bolívia. Que time enjoado o Mirassol, não? Segurou mais um gigante!

 

 

Estepe eficiente
O torcedor do Bahia temia enfrentar o Corinthians sem o suspenso Éverton Ribeiro, mas o substituto dele deu resposta no início da partida em Itaquera: Michel Araújo balançou a rede. O Timão continua com dificuldade para se impor dentro da Neo Química Arena.

 

Liberdade
Como é bom quando Renato Gaúcho tira as travas de Cannobio para ele fazer o que mais gosta: jogar bola. O meia uruguaio é muito sacrificado na marcação aos adversários, mas cresce a essa altura da temporada com três gols marcados nas últimas quatro partidas.

 

Resposta
Como diz a canção de Ney Franco, o colega de profissão Mano Menezes estava à beira do caos, estava na beira do mal, em uma piração total com o risco de demissão. O Grêmio não aceitou a saída dele e o tricolor gaúcho reagiu. O ambiente não parece bom no Galo, hein…

 

A soma de todos os medos
Eu posso estar sendo ingênuo, mas as lágrimas de Neymar não são de crocodilo. O penúltimo projeto dele fracassou no Al Hilal. O atual trilha o mesmo caminho. A carreira do jogador eleito número 3 do mundo em 2015 descarrilou depois da conturbada saída do PSG. A Copa está chegando e a Seleção parece a última saída dele para um título grande.

 

Agigantou-se
Como escreve em um post à parte ampliado sobre o Vasco, gostei muito do Vasco sem centroavante, com David e Rhayan nas pontas e Philippe Coutinho e Nuno Moreira se revezando como falso nove. A questão é: Pablo Vegetti ficou fora do jogo para cumprir suspensão. E ele é simplesmente o artilheiro do futebol brasileiro na temporada com 22 gols. Que problemão, hein, Diniz?!

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf