Neymar Neymar assinou as vitórias contra o Flamengo e o Juventde: três gols. Foto: Raul Baretta/ Santos FC Neymar assinou as vitórias contra o Flamengo e o uventde: três gols. Foto: Raul Baretta/ Santos FC

Resenha: 10 pitacos sobre o que rolou na 18ª rodada do Brasileirão 2025

Publicado em Esporte

O líder do Brasileirão tem carências 

O Flamengo tem dois problemas graves a solucionar no elenco: falta um goleiro e um zagueiro reserva minimamente confiáveis. Está na cara que o técnico Filipe Luís não morre de amores por Matheus Cunha e muito menos João Victor e Cleiton. Rossi, Léo Ortiz e Léo Pereira estão sendo usados à exaustão. O trio aparenta cansaço e começaram a cometer erros em série.

 

Consumo interno

Matheus Pereira comeu a bola na vitória do Cruzeiro contra o Botafogo. Exibição de arco e flecha, um camisa 10 moderno para os padrões do Brasileirão. Daí a fa34 campanha por uma vaga para ele na Seleção na próxima rodada das Eliminatórias há mais de meio metro de debate. Davide Ancelotti precisa vencer dentro de casa diante da torcida. A inserção do volante Danilo no meio de campo deve ajudá-lo. 

 

Tem que respeitar!

O Cruzeiro derrotou todos os princípios concorrentes diretos na corrida pelo título do Brasileirão: Flamengo, Palmeiras e Botafogo. Os três triunfos foram contundentes. Três demonstrações de um time pronto para brigar pelo troféu até o fim com as folhas de pagamento mais altas da competição. A diferença pode ser o banco de reservas. As opções de Filipe Luis é de Abel Ferreira superam as de Leonardo Jardim e desafiam o comandante celeste a tirar leite de pedra nas substituições.

 

Tensão Pré-Dérbi

Não é para tanto, mas o técnico Abel Ferreira está traumatizado com a temporada passada. Em 2024, foi eliminado pelo Flamengo nas oitavas da Copa do Brasil. Ele não quer repetir o enredo diante do Corinthians e arriscou muito ao usar reservas contra o Vitória, no Barradão. Para sorte alviverde, o técnico português é muito bom e conseguiu reagir depois de o rubro-negro baiano abrir 2 x 0 no placar. Mérito dele. Nada disso justifica o comportamento irascível na última resposta durante a entrevista coletiva em Salvador. 

 

A força do trabalho

Bahia, Mirassol e Red Bull Bragantino estão longe de ter os melhores orçamentos da Série A do Campeonato Brasileiro, mas o trio encerra a penúltima rodada do primeiro turno em quarto, quinto e sexto lugar, respectivamente. O Bahia vacilou contra o lanterna Sport, protagonista da pior campanha da história na era dos pontos corridos. O Mirassol se impôs contra o Vasco e faz uma campanha espetacular até agora sob o comando de Rafael Guanaes. O Bragantino vive da gordura acumulada antes da Copa do Mundo.

 

Grife

A virada de chave do São Paulo vai muito além do sistema tático 3-4-1-2 e da belíssima série de cinco vitórias, quatro no Brasileitão e uma na Copa do Brasil. Hernan Crespo representa uma mudança de postura. O argentino parece ter muito mais respeito dos adversários do que o compatriota Luís Zubeldía. Jogador de futebol é malandro. A voz do líder — e a fama — pesam na hora do cumprimento do planejamento.

 

Aldeia 

Nada como duas vitórias em sequência contra o Internacional e o Grêmio para ter a paz de volta. Renato Portaluppi conseguiu, mas o “triangular” do Gaúcho ainda não acabou. Falta consolidar a classificação para as quartas de final no meio da semana no reencontro com o time colorado. Cobro três dos sete jogos do Fluminense na Copa do Mundo de Clubes dos Estados Unidos e vi a tensão da torcida com Everaldo. O centroavante acumula três gols com a camisa tricolor pós-Mundial.

 

Neymar tá pra Peixe

Tenho dito que se Neymar estiver bem clinicamente, fisicamente e jogando bola em maio do ano que vem, não há como deixá-lo fora da lista dos 26 convocados para a Copa do Mundo de 2026. Simples assim. As últimas duas vitórias do Santos tiveram a assinatura do camisa 10 contra o Flamengo e o Juventude. Cleber Xavier é uma boa aposta do Santos e ganha sobrevida no cargo no momento de instabilidade no qual especula-se o nome de Jorge Sampaoli como possível substituto em caso de demissão. Para mim, seria um erro, Quase 38 mil pessoas no MorumBis!

 

Dinizismo em xeque

A saída do Santos da zona do rebaixamento coloca o Vasco nas entranhas da Série A do Brasileirão. A situação é grave. Virar o turno nessa situação é uma temeridade. São sete jogos sem vencer. A última foi em junho, antes da Copa do Mundo de Clubes, quando serrotou o São Paulo, Z4 costuma funcionar como âncora no segundo turno. Impede time grande de sair do lugar e a campanha começa a virar um drama até a última rodada. A discussão sobre continue ou não com Fernando Diniz é válida: insistir em uma forma de jogar e arriscar cair pela sexta para a Série B ou procurar um treinador capaz de dar um tratamento de choque para escapar?

 

O mundo dá voltas

Vir de técnico é uma montanha russa. Vejam quem está na zona de rebaixamento: Fernando Diniz, ex-treinador da Seleção Brasileira e campeão da Libertadores em 2023. Renato Paiva tenta salvar o Fortaleza depois de vencer o Paris Saint-Germain na fase de Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Thiago Carpini ganhou a Supercopa do Brasil pelo São Paulo e testemunhou nesta segunda-feira o que o espera no Juventude. Daniel Paulista é ídolo do Sport, ostenta títulos no currículo, mas não faz milagres. O Leão da Ilha ainda não venceu em 18 rodadas do Brasileirão.

 

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf