O Flamengo pagou R$ 11 milhões para ter Orlando Berrío como trunfo na Libertadores e pode ficar sem o seu reforço mais badalado por até seis jogos no torneio continental. A agressão a Parot na derrota por 1 x 0 para a Universidad Católica na noite desta quarta-feira pode render de três a seis jogos de suspensão ao colombiano. Ao contrário das competições nacionais, regionais e estaduais do Brasil, nos torneios continentais quem determina a pena é a Conmebol por um ato administrativo. Não há julgamento em um tribunal de justiça desportiva, por exemplo. Há mais um problema: Berrío pode ser considerado reincidente pela entidade máxima do futebol sul-americano.
No ano passado, Berrío fez o gol da vitória do Atlético Nacional sobre o Rosário Central, da Argentina, na partida de volta das quartas de final da Libertadores. Berrío fez o gol da classificação aos 49 minutos do segundo tempo. Na comemoração, agachou-se, provocou o goleiro Sosa e deu início a um quebra-pau no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín. No fim das contas, Berrío e Musto foram expulsos.
“Comemorei o gol como desabafo por algumas situações que aconteceram antes. Tinha o grito engasgado, não devia ter feito isso, mas foi a maneira de desabafar. Só me resta levantar a cabeça e reconhecer que me equivoquei. Quando dizem algo de sua cor, a verdade é que ninguém se aguenta”, explicou Berrío, reclamando de injúria racial.
Berrío não disputou o primeiro jogo da semifinal contra o São Paulo e só voltou na decisão do título. “O goleiro me disse algo, eu contei ao quarto árbitro, e me disse que não escutou, me pediu desculpas, mas eu sei o que digo. Não estou feliz pela minha reação, porque deixei meu time com um jogador a menos, mas assumo minha responsabilidade”, alegou à época.
Berrío disputou oito partidas desde a chegada ao Flamengo e fez um gol na vitória por 2 x 0 sobre o Grêmio, em Brasília, pela Primeira Liga. A única partida em que ele começou como titular foi diante do America-MG, no Bezerrão. Se pegar eles jogos e suspensão, Berrío não entrará em campo nas duas partidas contra o Atletico-PR e diante da Universidad Católica. Em caso de pena máxima, retornará apenas nas quartas de final do torneio em caso de classificação. O Flamengo ocupa o terceiro lugar no Grupo 4 da Libertadores.
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…
O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…