Berrío festeja em Brasília primeiro gol pelo Fla. Expulsão em Santiago. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
O Flamengo pagou R$ 11 milhões para ter Orlando Berrío como trunfo na Libertadores e pode ficar sem o seu reforço mais badalado por até seis jogos no torneio continental. A agressão a Parot na derrota por 1 x 0 para a Universidad Católica na noite desta quarta-feira pode render de três a seis jogos de suspensão ao colombiano. Ao contrário das competições nacionais, regionais e estaduais do Brasil, nos torneios continentais quem determina a pena é a Conmebol por um ato administrativo. Não há julgamento em um tribunal de justiça desportiva, por exemplo. Há mais um problema: Berrío pode ser considerado reincidente pela entidade máxima do futebol sul-americano.
No ano passado, Berrío fez o gol da vitória do Atlético Nacional sobre o Rosário Central, da Argentina, na partida de volta das quartas de final da Libertadores. Berrío fez o gol da classificação aos 49 minutos do segundo tempo. Na comemoração, agachou-se, provocou o goleiro Sosa e deu início a um quebra-pau no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín. No fim das contas, Berrío e Musto foram expulsos.
“Comemorei o gol como desabafo por algumas situações que aconteceram antes. Tinha o grito engasgado, não devia ter feito isso, mas foi a maneira de desabafar. Só me resta levantar a cabeça e reconhecer que me equivoquei. Quando dizem algo de sua cor, a verdade é que ninguém se aguenta”, explicou Berrío, reclamando de injúria racial.
Berrío não disputou o primeiro jogo da semifinal contra o São Paulo e só voltou na decisão do título. “O goleiro me disse algo, eu contei ao quarto árbitro, e me disse que não escutou, me pediu desculpas, mas eu sei o que digo. Não estou feliz pela minha reação, porque deixei meu time com um jogador a menos, mas assumo minha responsabilidade”, alegou à época.
Berrío disputou oito partidas desde a chegada ao Flamengo e fez um gol na vitória por 2 x 0 sobre o Grêmio, em Brasília, pela Primeira Liga. A única partida em que ele começou como titular foi diante do America-MG, no Bezerrão. Se pegar eles jogos e suspensão, Berrío não entrará em campo nas duas partidas contra o Atletico-PR e diante da Universidad Católica. Em caso de pena máxima, retornará apenas nas quartas de final do torneio em caso de classificação. O Flamengo ocupa o terceiro lugar no Grupo 4 da Libertadores.
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…